Engenheiro, jornalista e escritor, Euclides da Cunha desembarcou no sertão baiano para cobrir a revolta de Canudos. A experiência o levou a escrever Os sertões, um dos grandes clássicos da literatura brasileira.
Em inícios do século XX, as condições de vida no Brasil como um todo eram bem difíceis, no entanto, no interior do país estas condições eram bem mais acentuadas: neste período a média de vida da população da região de Canudos, por exemplo, não passava de 27 anos…Neste contexto, em Canudos, surge a figura de Antônio Conselheiro, um fanático religioso da região que se instala em uma fazenda abandonada. Aos poucos, ao redor dessa fazenda, foi se formando um povoado de pessoas abandonadas à própria sorte, que tinham em Conselheiro um líder espiritual.
Estima-se que a comunidade chegou a contar com 25 mil habitantes, que, isolados e sem pagar impostos, o conflito foi germinado pelos sermões de Conselheiro, que não tratavam apenas das salvação das almas, mas também faziam críticas poderosas À miséria e à opressão política.
Em 1897, Euclides da Cunha, foi enviado a Canudos como correspondente do jornal O Estado de São Paulo. Estarrecido com tudo o que viu e considerando que o conflito entre os sertanejos e as tropas do governo foi finalizado de forma injusta e cruel, anos depois escreveu sua obra-prima, Os sertões.
Para aqueles que queiram conhecer melhor a obra segue abaixo os links para fazer o download do livro e para assistir o filme online. Bom filme e boa leitura!
Livro
Para fazer o download do livro “Os Sertões” – CLIQUE AQUI!
Filme
Para aqueles que gostaram deste post indicamos também o post “Cinema e Literatura Brasileira: 10 filmes para ler, ou 10 livros para assistir”, para ver é só clicar aqui!
…
Arte, poesia e filosofia… Clique aqui e conheça nossa loja!

Post excelente!Li o livro,mas não vi o filme,vou assistir agora,amei a dica.Parabéns pelo trabalho.
CurtirCurtir