Livro “Parceiros do Rio Bonito: estudo sobre o caipira paulista e a transformação dos seus meios de vida” + Documentário “Os caipiras”
Antonio Candido (1918 – 2017) foi um professor e sociólogo brasileiro. Dedicou-se à crítica literária e à vida acadêmica, tornando-se autor de uma obra crítica extensa. Foi professor-emérito da USP e da UNESP, e doutor honoris causa da Unicamp e da Universidade da República do Uruguai.
No livro “Parceiros do Rio Bonito: estudo sobre o caipira paulista e a transformação dos seus meios de vida”, Antonio Candido procura analisar as relações entre sociedade e literatura no cotidiano do caipira paulista, no entanto, o trabalho abarca uma série de realidades que permeiam o modo de vida tradicional caipira: aspectos históricos, mudanças no modo de vida, etc.
Já o documentário é uma produção da TV Cultura, nela, Antonio Candido fala sobre a sociedade caipira baseando-se no livro, “Parceiros do Rio Bonito”, acerca dos modos de produção da sociedade rural da região denominada “Paulistânia”.
Livro:
Para fazer o download do livro – CLIQUE AQUI!
Documentário:
Para aqueles que gostaram deste post, indicamos o post Antonio Candido: 10 livros para entender o Brasil, para ver é só clicar aqui!
…
Arte, poesia e filosofia… Clique aqui e conheça nossa loja!

…
GOSTOU DESTE POST?
QUER RECEBER NOSSAS NOVIDADES E CONTEÚDO EXCLUSIVO EM SEU E-MAIL?
ASSINE NOSSA NEWSLETTER !