A importância da cidade | Por Aristóteles

A importância da cidade

Por Aristóteles*

A cidade é por natureza anterior à família e a cada homem tomado individualmente, porque o todo é necessariamente anterior à parte; assim, se o corpo é destruído, não haverá nem pé nem mão, a não ser por simples analogia, como quando se fala de uma mão de pedra, pois uma mão separada do corpo não será melhor que esta. Todas as coisas se definem por sua função e por suas faculdades; por isso quando elas deixam de ter suas características próprias, não se deve dizer mais que se trata das mesmas coisas, mas apenas que elas têm o mesmo nome. É evidente, pois, que a cidade existe naturalmente e que é anterior aos indivíduos, pois cada um destes, isoladamente, não é capaz de bastar-se a si mesmo e está [em relação à cidade] na mesma situação que uma parte em relação ao todo; o homem que é incapaz de viver em comunidade, ou que disso não tem necessidade porque se basta a si próprio, não faz parte de uma cidade e deve ser, portanto, um bruto ou um deus.

É natural em todos os homens a tendência à comunidade; mas aqueles que primeiro a estabeleceu é credor de enormes bens. Porque se o homem, ao atingir o máximo de sua realização, é o melhor dos animais, longe da lei e da justiça é o pior de todos eles.

A injustiça que tem armas nas mãos é a mais perigosa, e o homem está naturalmente dotado de armas que devem servir à prudência e à virtude, contudo pode usá-las para fins opostos a elas. Eis por que o homem sem a virtude é o mais ímpio e selvagem dos animais, e mais lascivo e glutão.

A virtude da justiça é um valor político, já que a comunidade política tem como regra a administração da justiça, isto é, o discernimento do que é justo.

*ARISTÓTELES, Política.


Aristoteles-15-livros-para-download-gratis-Farofa-Filosofica.Para aqueles que gostaram deste post indicamos também o post Aristóteles | 15 livros para download, para ver é só clicar aqui!

Arte, poesia e filosofia… Clique aqui e conheça nossa loja!
Aristoteles-Metafisica-SLIDE2
Camiseta Aristóteles “Metafísica”, para ver é só clicar aqui!
GOSTOU DESTE POST?
QUER RECEBER NOSSAS NOVIDADES E CONTEÚDO EXCLUSIVO EM SEU E-MAIL?
ASSINE NOSSA NEWSLETTER !

Um comentário sobre “A importância da cidade | Por Aristóteles

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s