Filosofia e Sociologia: 10 documentários essenciais

Bourdieu, Guy Debord, Leví-Strauss, Nietzsche, Zizek, Foucault… 10 documentários!

A lista abaixo pretende apontar alguns documentários importantes para a Filosofia e para a Sociologia. Portanto, como toda lista, trata-se de uma generalização, uma redução, ou seja, não é uma palavra final sobre o assunto, longe disso… Muito pelo contrário, é só uma sugestão para aqueles que se interessam pelos temas. Logo abaixo do título de cada produção há, em vermelho, o link para os documentários. Online ou para download, confira:

Bourdieu-Documentario-A-sociologia-e-um-esporte-de-combate-Farofa-FilosoficaPierre Bourdieu | A Sociologia é um esporte de combate

Para ver o documentário – CLIQUE AQUI!

O documentário “A sociologia é um esporte de combate” utiliza vasto material, desde cenas do cotidiano de Pierre Bourdieu até trechos de entrevistas e palestras, traçando um amplo panorama daquele que foi uma das principais figuras da sociologia na segunda metade do século XX. O documentário é de 2002, dirigido por Pierre Carles, com duração de 2h 20m.


Sociedade-do-Espetaculo-Guy-Debord-Farofa-FilosoficaGuy Debord | Sociedade do espetáculo

Para ver o documentário – CLIQUE AQUI!

O livro “Sociedade do espetáculo”, lançado em 1967, é uma crítica à sociedade do consumo, à cultura da imagem e à invasão da economia em todas as esferas da vida. O filme, lançado em 1973,  foi dirigido por Debord. Trata-se de uma versão audiovisual do livro, onde, ao expor seus conceitos, o autor utiliza um recorte de imagens incessante e aleatório, dando suporte à teoria apresentada no livro.


Zizek-O-guia-pervertido-da-ideologia-OnlineSlavoj Zizek | O guia pervertido do cinema

Para ver o documentário – CLIQUE AQUI!

O documentário procura analisar cenas e enredos de filmes, discutindo as formas e mecanismos de propagação ideológica. A ideologia vigente é a do consumismo, do capitalismo exacerbado, capaz de destruir o próprio planeta a fim de manter o fluxo de capitais e a aquisição de lucro. Entretanto, revela-se o paradoxo: somos livres para consumir, ou será que nossa liberdade de fato serve ao interesse do capital, o que faz com que esta liberdade não passe de ilusão criada e mantida pelo capital para que continuemos sendo escravos de uma ideologia, sem que a questionemos, sem que percebamos sua ação?


Foucault-por-ele-mesmo-e-contra-si-mesmo---Foucault-em-2-documentáriosFoucault | Foucault por ele mesmo e contra si mesmo (2 documentários)

Para ver os documentários – CLIQUE AQUI!

“Foucault por ele mesmo” é uma boa oportunidade para ouvir o próprio Foucault expor seus posicionamentos,  sem muitos intermediários…. Não se trata de uma biografia, apesar de algumas datas – nascimento, morte, publicações – coincidirem.  O propósito deste documentário é que o espectador descubra a experiência de um pensamento. Já em “Foucault contra si mesmo” temos uma coletânea de entrevistas com críticos e filósofos contemporâneos numa tentativa de construir novas formas de pensar sobre a luta contra os mecanismos de dominação da sociedade a partir do legado de Foucault.


Karl-Marx-documentario-bbc-onlineKarl Marx | Documentário BBC

Para ver o documentário – CLIQUE AQUI!

Longe de ser uma espécie de “palavra final” sobre o pensamento e a teoria marxista, o documentário aborda vários aspectos importantes sobre a vida e a obra de Karl Marx sem, no entanto, soar panfletário. Muito pelo contrário, vários aspectos sobre a vida pessoal de Marx são abordados, diversas particularidades sobre o período histórico em questão são apresentados e, principalmente, a produção procura analisar a teoria marxista sob um olhar mais “atual”, ou seja, procura apontar os limites e as contribuições do pensamento de Karl Marx  atualmente.


O-defeito-hereditario-dos-filosofos-Friedrich-Nietzsche-Farofa-FilosoficaNietzsche | Humano demasiadamente humano

Para ver o documentário – CLIQUE AQUI!

Nietzsche é tão importante quanto Marx, Freud e Einstein na evolução do modo como as pessoas pensam no século XX e XXI. Com a entrada na modernidade há o que Nietzsche chama de “a morte de Deus” e com isto o enfraquecimento das certezas morais e intelectuais. O que é certo e o que é errado? O que é bem e o que é mal? O documentário é uma produção da BBC  da série ” Humano, demasiado humano ” tem 48 minutos de duração e é uma boa oportunidade para conhecer melhor Friedrich Nietzsche, sua vida, suas contradições, desejos e posicionamentos.


Sartre-Documentario-BBC-ONLINEJean-Paul Sartre | Documentário BBC

Para ver o documentário – CLIQUE AQUI!

Jean-Paul Sartre (1905 – 1980) estudou na Escola Normal de Paris e em Berlim, onde recebeu a influência de Husserl e Heidegger. Desenvolveu uma filosofia existencialista em obras como O ser e o nada (1943) e O existencialismo é um humanismo(1946). Nela, aprofunda temas como a liberdade humana, a angústia e as paixões. Em 1945, fundou, com Merleau-Ponty a revista Les Temps Modernes. Entre sua produção literária, estão A náusea (1938) e a trilogia “Os caminhos da liberdade“, composta de A idade da razão (1945), Sursis (1947) e Com a morte na alma (1949), assim como suas obras de teatro Mortos sem sepultura (1946) e Entre quatro paredes (1945).


Levi-Strauss-Saudades-do-Brasil-Documentario-e-livro-Farofa-FilosoficaLeví-Strauss | Saudades do Brasil

Para ver o documentário – CLIQUE AQUI!

Lévi-Strauss (1908 – 2009) chegou ao Brasil em 1935, integrando o segundo grupo de professores europeus que vieram dar aulas na recém criada Universidade de São Paulo (USP). Nessa época, o francês organizou, com o apoio do escritor Mario de Andrade, as famosas expedições às aldeias Bororo, Kadiwéu e Nambiquara. As experiências e registros dessas viagens foram relatados 15 anos depois, no livro Tristes Trópicos. O documentário é dirigido por Maria Maia e produzido pela TV Senado. Trata-se de um registro raro de diversas tribos brasileiras trazendo imagens, entrevistas e relatos muito interessantes. Já o livro é o relato que o próprio Lévi-Strauss sobre este período.


Darcy-Ribeiro-A-formacao-do-Brasil-Livro-e-documentario-Farofa-FilosoficaDarcy Ribeiro | O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil

Para ver o documentário – CLIQUE AQUI!

O documentário, dirigido por Isa Grinspum Ferraz, busca analisar as várias “matrizes” que contribuíram para a formação étnica e cultural do povo brasileiro. O trabalho é baseado no livro O Povo Brasileiro: a Formação e o Sentido do Brasil do antropólogo Darcy Ribeiro, e conta com diversas participações do autor. Trata-se de uma ótima oportunidade para pensar/conhecer a formação cultural e étnica do Brasil. Para aqueles que gostam de História do Brasil também é uma boa oportunidade, já que a produção conta com recortes históricos importantes.


Sergio-Buarque-de-Holanda-Livro-Farofa-FilosoficaSérgio Buarque de Hollanda | Raízes do Brasil

Para ver o documentário – CLIQUE AQUI!

Raízes do Brasil aborda aspectos centrais da cultura brasileira, buscando compreender o processo de formação da sociedade brasileira. A tese central é a de que o legado personalista da experiência colonial constituía um obstáculo a ser vencido para o estabelecimento da democracia política no Brasil. Nesse sentido, destaca-se a importância do legado cultural português e a dinâmica dos arranjos e adaptações que marcaram as transferências culturais de Portugal para a sua colônia americana.

Arte, poesia e filosofia… Clique aqui e conheça nossa loja!
Nietzsche,-Marx-e-Freud-Facebook
Camiseta “Nietzsche, Marx e Freud”, para ver é só clicar aqui!
GOSTOU DESTE POST?
QUER RECEBER NOSSAS NOVIDADES E CONTEÚDO EXCLUSIVO EM SEU E-MAIL?
ASSINE NOSSA NEWSLETTER !

 

3 comentários sobre “Filosofia e Sociologia: 10 documentários essenciais

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s