O livro Leviatã de Thomas Hobbes, publicado em 1651, é apontado como uma das principais obras da filosofia inglesa e ilustra bem a filosofia de seu autor Thomas Hobbes (1588 – 1679):
“Tal como os homens, tendo em vista conseguir a paz, e através disso sua própria conservação, criaram um homem artificial, ao qual chamamos Estado, assim também criaram cadeias artificiais, chamadas leis civis (…)”
O trecho, retirado do capítulo 21 de Leviatã, revela o projeto de Thomas Hobbes: o Estado e as leis destinam-se à preservação da vida do homem. Sem esses artifícios, segundo o autor, não haveria paz, nem vida.
Influenciado por nomes como Francis Bacon e Galileu Galilei, Hobbes refutou a metafísica, buscando a causa e a propriedade das coisas. Para ele o homem tende naturalmente a continuar em movimento, isto é, o valor primordial para cada indivíduo seria a conservação da vida, o crescimento e a afirmação de si mesmo.
Para aqueles que queiram conhecer melhor a obra e o pensamento do autor, segue abaixo o link para o download do livro Leviatã em PDF:
Para fazer o download do livro – CLIQUE AQUI!
Downloads via Lelivros
…
Arte, poesia e filosofia… Clique aqui e conheça nossa loja!

…
GOSTOU DESTE POST?
QUER RECEBER NOSSAS NOVIDADES E CONTEÚDO EXCLUSIVO EM SEU E-MAIL?
ASSINE NOSSA NEWSLETTER !