Cinema e literatura brasileira: 10 filmes para ler ou 10 livros para assistir…

Filme + Livro | 10 clássicos da literatura brasileira: para ler e assistir!

Jorge Amado, Clarice Lispector,  Machado de Assis, João Cabral de Melo Neto, Guimarães Rosa,  Graciliano Ramos, Lima Barreto, Aluísio Azevedo, José Lins do Rego e Rachel de Queiroz


1. Capitães da areia | Jorge Amado
Capitaes-da-areia-Jorge-Amado-Filme-e-livro-para-download

Capitães da Areia foi escrito por Jorge Amado em 1937 e narra a história de um grupo de garotos de rua que se unem para assaltar pessoas e residências em Salvador. O romance foi escrito em meio a um contexto sociopolítico marcado pelo governo de Getúlio Vargas, o chamado Estado Novo . Com a publicação oficial em 1937, exemplares do livro chegaram a ser queimados em locais públicos, dando o tom do clima político… Já o filme estreou em 2011 e foi dirigido por Cecília Amado.

Para fazer o download do livro – CLIQUE AQUI!
Para fazer o download do filme – CLIQUE AQUI!

2. A hora da estrela | Clarice Lispector

Clarice-Lispector-A-hora-da-estrela-filme-e-livro-para-download

O romance A hora da estrela de Clarice Lispector narra as desventuras de Macabéa, uma moça sonhadora e ingênua, recém-chegada do Nordeste ao Rio de Janeiro, às voltas com os valores de uma cultura diferente, Macabéa leva uma vida simples e sem grandes emoções. Trata-se de uma obra muito sensível e cativante, e muito bem retratada pelo filme de 1985, dirigido por Suzana Amaral, a adaptação, inclusive, entrou em 2015 para a lista da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) como um dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos.

Para fazer o download do livro – CLIQUE AQUI!
Para fazer o download do filme – CLIQUE AQUI!

3. Memórias Póstumas de Brás Cubas | Machado de Assis

Cinema-e-literatura-brasileira-10-flimes

Após ter morrido, em pleno ano de 1869, Brás Cubas decide por narrar sua história e revisitar os fatos mais importantes de sua vida, a fim de se distrair na eternidade. A partir de então ele relembra de amigos como Quincas Borba, de sua displicente formação acadêmica em Portugal, dos amores de sua vida e ainda do privilégio que teve de nunca ter precisado trabalhar em sua vida.O filme Memórias Póstumas de Brás Cubas é uma adaptação do livro homônimo, de Machado de Assis.

Para fazer o download do livro – CLIQUE AQUI!
Para fazer o download do filme – CLIQUE AQUI!

4. Morte e vida severina | João Cabral de Melo Neto

Morte-e-vida-severina-joao-cabral-de-melo-neto-filme-e-livro

Morte e Vida Severina é um livro de João Cabral de Melo Neto publicado em 1955, trata-se de um relato sobre a dura trajetória do retirante sertanejo em busca de uma vida melhor na capital pernambucana.A obra ganhou, ao longo de décadas, várias adaptações: cinema, teatro, animação, etc.

Para fazer o download do livro – CLIQUE AQUI!
Para assistir ao filme – CLIQUE AQUI!

5. Grande Sertão Veredas | Guimarães Rosa

Guimarães-Rosa-Grande-Sertão-Veredas-Filme-e-livro-para-download

O romance Grande Sertão: Veredas, publicado em 1956, é considerado uma das mais significativas obras da literatura brasileira. Guimarães Rosa fundiu nesse romance elementos do experimentalismo linguístico da primeira fase do modernismo e a temática regionalista da segunda fase do movimento, para criar uma obra única e inovadora.

Em sua narrativa, intérprete dos segredos das veredas, Riobaldo tece a história de sua vida – um discurso de descoberta e autoconhecimento – revelando o sertão-mundo, revela-se a si próprio, reconhecendo-se: “o sertão sou eu”.

Para fazer o download do livro – CLIQUE AQUI!
Para assistir ao filme – CLIQUE AQUI!

6. Vidas secas | Graciliano Ramos

Graciliano-Ramos-Vidas-Secas-Filme-e-livro

Vidas Secas (1938) é o quarto romance do autor, a obra é inspirada nas muitas histórias que Graciliano acompanhou durante a infância, retratando a vida de uma família de retirantes que foge da seca. Trata-se de uma história muito sensível e marcante, neste sentido, vale destacar a personagem “Baleia”, a cachorra da família, considerada uma das personagens mais lembradas da literatura brasileira.

O filme Vidas Secas de 1963 dirigido por Nelson Pereira dos Santos se tornou um dos mais conhecidas obras do movimento chamado de Cinema Novo, gênero que procurava abordar os problemas sociais do Brasil. A obra ganhou diversos prêmios e é, por exemplo, o único filme brasileiro a ser indicado pelo British Film Institute como uma das 360 obras fundamentais em qualquer cinemateca. Em 2015 o filme entrou na lista feita pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos…

Para fazer o download do livro – CLIQUE AQUI!
Para fazer o download do filme – CLIQUE AQUI!

7. O triste fim de Policarpo Quaresma | Lima Barreto

Policarpo-Quaresma-Lima-Barreto-Filme-e-livro

Em O triste fim de Policarpo Quaresma (1911), Lima Barreto nos apresenta ao major Policarpo: um anti-herói quixotesco, imbuído de nobres ideais, alguns beirando ao tresloucado (tanto é que passa uma temporada no hospício). “Um dos grandes herdeiros do Naturalismo, o romance de Lima Barreto disseca o sonho de um patriota exaltado ao mesmo tempo em que apresenta uma sátira impiedosa e bem-humorada do Brasil oficial.”

Para fazer o download do livro – CLIQUE AQUI!
Para assistir ao filme – CLIQUE AQUI!

8. O cortiço | Aluísio Azevedo

O-cortiço-Aluisio-Azevedo-Filme-e-livro-para-download

Em O cortiço podemos revisitar o Rio de Janeiro do século XIX a partir da história de dois portugueses em meio a um cenário caótico, mas animado, de um Rio de Janeiro marcado por habitações coletivas e personagens peculiares. A obra cinematográfica foi produzida em 1977, e retrata, à semelhança do livro, a realidade da sociedade do século XIX.

Para fazer o download do livro – CLIQUE AQUI!
Para assistir ao filme – CLIQUE AQUI!

9. Fogo Morto | José Lins do Rego

Fogo-Morto-Jose-lins-do-rego-Filme-e-livro-para-download

Fogo Morto é uma das obras mais conhecidas de José Lins do Rego, o livro aborda, com linguagem forte e poética, a decadência dos engenhos de cana-de-açúcar. O romance, narrado em terceira pessoa, é dividido em três partes e, cada uma conta com seu próprio protagonista, como se fossem três histórias distintas e sucessivas… Fogo Morto é também o último livro da série de romances que o próprio José Lins do Rego, grande contador de histórias, diretamente influenciado pelo regionalismo do sociólogo pernambucano Gilberto Freyre, haveria de chamar de “O ciclo da cana-de-açúcar”.

Para fazer o download do livro – CLIQUE AQUI!
Para assistir ao filme – CLIQUE AQUI!

10. O quinze | Rachel de Queiroz

O-quinze-rachel-de-queiroz-Filme-e-livro-para-download

O Quinze é o primeiro e mais conhecido romance de Rachel de Queiroz, publicado em 1930. O título se refere a grande seca de 1915, vivida pela escritora em sua infância. A trama se dá em dois planos, um enfocando o vaqueiro Chico Bento e sua família, o outro a relação afetiva de Vicente, rude proprietário e criador de gado, e Conceição, sua prima culta e professora.

(…) E se não fosse uma raiz de mucunã arrancada aqui e além, ou alguma batata-branca que a seca ensina a comer, teriam ficado todos pelo caminho, nessas estradas de barro ruivo, semeado de pedras, por onde eles trotavam trôpegos se arrastando e gemendo (…)

Para fazer o download do livro – CLIQUE AQUI!
Para assistir ao filme – CLIQUE AQUI!

Downloads via: Lelivros e Filmes Cult

Arte, poesia e filosofia… Clique aqui e conheça nossa loja!
Lacan-Slide
Camiseta Lacan “Cisão”, para ver é só clicar aqui!
GOSTOU DESTE POST?
QUER RECEBER NOSSAS NOVIDADES E CONTEÚDO EXCLUSIVO EM SEU E-MAIL?
ASSINE NOSSA NEWSLETTER !

 

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s