Erving Goffman (1922 – 1982) foi um cientista social, antropólogo, sociólogo e escritor canadense, considerado por muitos como “o sociólogo norte-americano mais influente do século XX”. Goffman era um notável observador dos encontros sociais, ao mesmo tempo em que, pessoalmente, demonstrava falta de vontade de lidar com as convenções sociais e regras típicas da interação humana.
Goffman fez avanços substanciais no estudo da interação “face-a-face”, elaborou a “abordagem dramatúrgica” da interação humana, e desenvolveu inúmeros conceitos no campo da micro-sociologia da vida cotidiana. Muitas de suas obras tratam da organização do comportamento cotidiano, um conceito que ele chamou de “ordem da interação”.
Seu trabalho deu origem a teorias sobre as interações sociais e o lugar que cada pessoa ocupa em uma hierarquia social. Durante sua atividade, Goffman publicou diversos livros de prestígio: “Estigmas”, de 1963, “Relações em Público”, de 1971, “A Representação do Eu na Vida Cotidiana”, de 1957 e “Manicômios, prisões e conventos“, de 1961.
Para aqueles que queiram conhecer melhor a obra e o pensamento do autor, segue abaixo o link para download de 3 de seus livros:
Estigma – Notas sobre a manipulação da identidade deteriorada | CLIQUE AQUI!
Manicômios, prisões e conventos | CLIQUE AQUI!
A representação do eu na vida cotidiana | CLIQUE AQUI!
…
Arte, poesia e filosofia… Clique aqui e conheça nossa loja!

…
GOSTOU DESTE POST?
QUER RECEBER NOSSAS NOVIDADES E CONTEÚDO EXCLUSIVO EM SEU E-MAIL?
ASSINE NOSSA NEWSLETTER !