A obra Dialética do esclarecimento de Theodor Adorno e Max Horkheimer é considerada, por muitos, como obra fundamental para a compreensão do trabalho realizado pelo núcleo de filósofos conhecidos como a Escola de Frankfurt. O grupo desenvolveu seu trabalho teórico mais significativo entre 1930 e 1945, ao questionar os desvios do marxismo soviético, os totalitarismos e a massificação do indivíduo, entre outros temas.
No prefácio de Dialética do esclarecimento, publicado na Alemanha em 1947, Theodor Adorno (1903 – 1969) e Max Horkheimer (1895 – 1973) resumem assim o seu projeto: “(…) descobrir porque a humanidade, em vez de entrar em um estado verdadeiramente humano, está se afundando em uma nova espécie de barbárie”. O livro escrito durante a Segunda Guerra Mundial – durante a qual ambos os autores, fugindo do nazismo, exilaram-se nos Estados Unidos -, não se limita a ela a barbárie citada na frase.
Ao terror da conflagração e da ascensão do nazifascismo, a dupla acrescentou os conflitos terceiro-mundistas e o avanço do totalitarismo para poder provar a tese de que, sem o elemento crítico, o pensamento esclarecido (racional) tende a destruir-se e a destruir o mundo que construiu. Há no progresso um fator demolidor que é preciso identificar e enfrentar, sob a pena de sacrificar o que há de “verdadeiramente humano” nos homens.
Esse projeto, guiou as reflexões dos membros da Escola de Frankfurt em especial no pós-guerra. O grupo se voltou sobretudo à crítica do mundo administrado e controlado pelo capital – e do pensamento que o aceita acriticamente. O que está em questão é a razão instrumental (termo cunhado por Max Weber), isto é, a racionalidade que, para os frankfurtianos, é utilizada como instrumento de dominação da natureza e do próprio homem.
“O saber que não é poder não conhece nenhuma barreira“, escrevem Adorno e Horkheimer em Dialética do esclarecimento.
Para aqueles que queiram conhecer melhor a obra segue abaixo o link para realizar o download do livro em PDF:
Para fazer o download do livro – CLIQUE AQUI!
…
Arte, poesia e filosofia… Clique aqui e conheça nossa loja!
