O filme de 2007, dirigido por Pinchas Perry, baseia-se no livro de Irvin D. Yalom. A história é sobre um encontro fictício entre o filósofo Friedrich Nietzsche e o médico Josef Breuer, professor de Sigmund Freud, num momento em que ambos encontravam-se em dificuldades: Nietzche apresentava tendências suicidas e ainda não era conhecido (o ano provável é 1882, quando Assim Falou Zaratustra ainda não tinha sido escrito) e costumava escrever que era um “filósofo póstumo”, e que seus alunos ainda não haviam nascido, enquanto Breuer estava passando em crise por ter se envolvido com uma de suas pacientes, Bertha Pappenheim. Lou Andreas-Salomé (por quem Nietzsche era apaixonado) procura dr. Breuer para que ele trate do famoso filósofo utilizando sua nova e controversa técnica de “terapia da fala”.
Para convencer Nietzsche a permanecer em Viena, dr. Breuer inventa uma tática engenhosa: diz que vai tratar a parte física de Nietzsche, que sofria de enxaquecas terríveis, enquanto este o ajudaria a entender seus próprios problemas através da filosofia. Ambos passam, então, a encontrar-se todos os dias… Trata-se de um conto fictício, embora trabalhe com personagens e circunstâncias reais.
Livros:
Para fazer o download do livro – CLIQUE AQUI!
Filme:
Download via LeLivros
Para aqueles que gostaram deste post, indicamos também o post “Friedrich Nietzche | Além do bem e do mal: documentário BBC”, para ver é só clicar aqui!
…
Arte, poesia e filosofia… Clique aqui e conheça nossa loja!
