Graciliano Ramos (1892 – 1953) nasceu no sertão de Alagoas e tornou-se um dos principais representantes da “geração de 30”, gênero caracterizado pela produção de romances regionalistas, engajados e intimistas, sendo considerado pela crítica como o autor que melhor exprimiu a dureza da realidade nordestina daquele período. Sua prosa privilegia o lado psicológico de seus personagens, investigando o drama e o destino de cada personagem.
Vidas Secas (1938) é o quarto romance do autor, a obra é inspirada nas muitas histórias que Graciliano acompanhou durante a infância, retratando a vida de uma família de retirantes que foge da seca. Trata-se de uma história muito sensível e marcante, neste sentido, vale destacar a personagem “Baleia”, a cachorra da família, é considerada uma das personagens mais lembradas da literatura brasileira.
O filme “Vidas Secas” de 1963 dirigido por Nelson Pereira dos Santos se tornou um dos mais conhecidos do movimento chamado de Cinema Novo, gênero que procurava abordar os problemas sociais do Brasil. A obra ganhou diversos prêmios e é, por exemplo, o único filme brasileiro a ser indicado pelo British Film Institute como uma das 360 obras fundamentais em qualquer cinemateca. Em 2015 o filme entrou na lista feita pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos…
Para aqueles que queiram conhecer melhor a obra segue abaixo o link para fazer o download do livro e, mais abaixo, o filme online:
LIVRO:
Para fazer o download do livro – CLIQUE AQUI!
FILME:
Download via Lelivros
…
Arte, poesia e filosofia… Clique aqui e conheça nossa loja!

…
GOSTOU DESTE POST?
QUER RECEBER NOSSAS NOVIDADES E CONTEÚDO EXCLUSIVO EM SEU E-MAIL?
ASSINE NOSSA NEWSLETTER !