Dostoiévski vai ao cinema | 10 filmes inspirados na obra do escritor russo Fiódor Dostoiévski

10 filmes inspirados em livros de Fiódor Dostoévski: “Crime e castigo”, “Noites Brancas”. “O sonho de um homem ridículo”, “Irmãos Karamazov”, “O Idiota”, entre outros…

Esta lista é uma (singela!) tentativa de reunir alguns filmes inspirados nas obras do escritor russo Fiódor Dostoiévski. O autor inspirou diversas obras cinematográficas, em vários formatos (séries, curta-metragens, dramas, etc) e, em vários países. Assim, diante desta diversidade, para realizar esta lista procuramos inserir as obras que estivessem disponíveis online ou para download e, também que abordassem os títulos mais conhecidos do autor. Note que o link para realizar o download do filme ou para vê-lo online está localizado logo abaixo da sinopse de cada indicação.  Os filmes estão elencados abaixo, no entanto, ainda que seja uma lista numerada, não há qualquer hierarquia entre eles (o nº 1 não é melhor, nem mais importante, que o nº 5). Comece por onde quiser e não termine nesta lista…

1. O sonho de um homem ridículo (1992) | Baseado no conto “O sonho de um homem ridículo, de Dostoiévski.

O-Sonho-de-um-Homem-RidículoDo diretor Aleksandr Petrov, o curta-metragem russo de 20 minutos, baseia-se no conto “O sonho de um homem ridículo, de Dostoiévski. No curta companhamos a história de uma personagem que compreende-se como “ridícula” desde a infância, e já não tem mais nenhum interesse em continuar a viver. No entanto, num dia inútil como todos os outros, em que mais uma vez esperava ter encontrado o momento de se matar, é abordada por uma menina que lhe clama por ajuda…

Para fazer o download do filme – CLIQUE AQUI!


2. O idiota (2003) | Baseado no livro “O Idiota”, de Dostoiévski.

O-IdiotaDo diretor Vladimir Bortko, a série russa é dividida em dez capítulos com cerca de 50 minutos cada e acompanha de perto o texto original do romance “O Idiota”, de Dostoiévski.

Para fazer o download da série – CLIQUE AQUI!


3. A Revolta do Amor (1985) | Baseado no livro “O Idiota”, de Dostoiévski.

A-revolta-do-amorDo diretor Andrzej Zulawski e com 101 minutos de duração, o filme francês acompanha a história de Micky que, buscando resgatar sua namorada Mary, no caminho para Paris, encontra Leon, um neurótico e sonhador, a quem ele e seus colegas consideram um idiota…

Para fazer o download do filme – CLIQUE AQUI!


4. Noites Brancas (1957) |  Baseado no livro “Noites Brancas”, de Dostoiévski.

Noites-BrancasDo diretor Luchino Visconti e com 107 minutos de duração, o filme italiano baseia-se no livro Noites Brancas, de Dostoiévski. Vencedor do Leão de Prata no Festival de Veneza, o filme é considerado, por muitos, como o melhor filme do diretor italiano Luchino Visconti.

Para fazer o download do filme – CLIQUE AQUI!


5. O duplo (2013) | Baseado no livro “O Duplo”, de Dostoiévski.

O-duploDo diretor Richard Ayoade e com 93 minutos de duração, o filme inglês baseia-se no romance O Duplo (1846) de Dostoiévski. Contando com um ótimo elenco, o filme retrata a história de Simon, um homem tímido, fadado a uma existência solitária em um mundo indiferente. No entanto, um dia ele conhece uma pessoa muito parecida com ele…

Para fazer o download do filme – CLIQUE AQUI!


6. Partner (1968) | Baseado no livro “O Duplo”Dostoiévski.

PartnerDo diretor Bernardo Bertolucci e com 105 minutos de duração, o filme italiano inspira-se no romance O Duplo (1846) de Dostoiévski. Em um de seus filmes mais radicais, Bertolucci nos conta a história de Jacob, um estudante com ideias revolucionárias cuja existência solitária é abalada pelo aparecimento de seu duplo, que o incentiva a ter um maior engajamento político…

Para fazer o download do filme – CLIQUE AQUI!


7. Crime e Castigo (2002) | Baseado no livro “Crime e Castigo”, de Dostoiévski.

crime-e-castigoA produção é da BBC  e foi finalizada em 2002. Dividida em dois episódios, a minissérie inglesa foi considerada, por muitos, como uma das mais fiéis adaptações do romance “Crime e Castigo”, de Dostoiévski. As filmagens aconteceram em São Petersburgo, local onde a história se passa, trazendo um visual cinematográfico marcante e uma boa reconstituição de época, brindada com belas interpretações.

Para ver o filme online do filme – CLIQUE AQUI!


8. O Batedor de Carteiras (1959) | Baseado no livro “Crime e Castigo”, de Dostoiévski.O-Batedor-de-Carteiras

Com direção de  Robert Bresson e duração de 75 minutos o filme francês acompanha Michael, um ladrão de carteiras “compulsivo”.  No entanto, ao ser preso, ele reflete sobre o forte choque que sua prisão provocou em sua mãe, família e amigos. Ainda assim, ao ser solto, ele volta ao crime, juntando-se a um ladrão veterano. Mais uma vez sua consciência vai pesar… Inspirado no romance “Crime e Castigo”, de Dostoiévski.

Para fazer o download do filme – CLIQUE AQUI!


9. Yeralti (2012) | Baseado no livro “Memórias do Subsolo”, de Dostoévski.Yeralti

Com direção de Zeki Demirkubuz e duração de 107 minutos, o filme turco acompanha a vida de um homem que, por não se suportar, não suporta a humanidade inteira… Baseado no livro Memórias do Subsolo de Dostoévski.

Para fazer o download do filme – CLIQUE AQUI!


10. Irmãos Karamazov (1958) | Baseado no livro “Irmãos Karamazov”, de Dostoiévski.

Untitled-1Em 1870, na Rússia, numa pequena cidade, Fiódor Karamazov, um viúvo mulherengo, vive em conflito com os filhos: o idealista Dimitri, o intelectual e ateu Ivan, o cristão e fervoroso Alexei e o bastardo Smerdjakov, que sofre de crises de epilepsia. A situação piora quando Dimitri se apaixona pela amante do pai. Com muito talento, o diretor Richard Brooks consegue traduzir para o cinema o complexo universo literário de Dostoiévski nessa fascinante análise do poder do dinheiro e da maldade humana…

Para fazer o download do filme – CLIQUE AQUI!

Downloads via: TopDezFilmes, Filmes Cult

Arte, poesia e filosofia… Clique aqui e conheça nossa loja!

Guimarães-Rosa---A-vida-é-assim-Pop2
Camiseta Guimarães Rosa, para ver é só clicar aqui!
GOSTOU DESTE POST?
QUER RECEBER NOSSAS NOVIDADES E CONTEÚDO EXCLUSIVO EM SEU E-MAIL?
ASSINE NOSSA NEWSLETTER !

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s