Investigação sobre o entendimento humano – David Hume | Livro em PDF, para download

David Hume (1711 – 1776) tornou-se um dos principais representantes do empirismo, corrente que sustenta que a única fonte de conhecimento é a experiência sensível. Para ele, a mente é composta por impressões e ideias, ambas derivadas da experiência. Noções como substância, transcendência ou eu não são, segundo ele, mais que representações criadas pela imaginação a partir de dados procedentes do mundo empírico, mas sem relação com ele.

Causa e efeito, para David Hume, não têm o mesmo estatuto que lhes é dado pela filosofia tradicional. Como, no empirismo, tudo se baseia na observação, o princípio de causalidade também vem dela. Isso significa que se chega a conclusão de que uma determinada causa leva a um determinado efeito pela experiência que se tem em observar esse acontecimento.

O hábito de observar que o Sol nasce todos os dias, por exemplo, leva a crer que ele também nascerá amanhã. O hábito de se observar que se sente calor ao estar perto do fogo leva a crer que isso sempre ocorrerá. Não se trata, portanto, de observar um efeito e afirmar que ele é provocado por uma causa. No empirismo humeano, quando não se pode provar a ligação entre uma coisa e outra, acredita-se, pelo hábito da observação, pelo costume, que uma e outra aconteçam simultaneamente.

Para aqueles que queiram conhecer melhor a obra e o pensamento do filósofo, segue abaixo o link para realizar o download do livro “Investigação sobre o entendimento humano” de David Hume em PDF:

Para fazer o download do livro – CLIQUE AQUI!

Arte, poesia e filosofia… Clique aqui e conheça nossa loja!

Prato-do-dia---Pop2
Camiseta “Parto do dia”, para ver é só clicar aqui!
GOSTOU DESTE POST?
QUER RECEBER NOSSAS NOVIDADES E CONTEÚDO EXCLUSIVO EM SEU E-MAIL?
ASSINE NOSSA NEWSLETTER !

 

 

 

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s