José Ortega y Gasset (1883 – 1955) entende o conhecimento filosófico como uma reflexão sobre a própria vida, como um diálogo com o entorno, com base na circunstância concreta em que cada homem se encontra imerso. O instrumento dessa reflexão é a razão, mas não a razão abstrata que a ciência utiliza, e, sim, a “razão vital” ou “razão histórica”.
Para o autor, o homem não pode se colocar no lugar de espectador da própria vida. Ao contrário, o protagonista do drama não está fora dele, nem antes dele: é a representação do drama. A identidade do homem tem como conteúdo seu próprio projeto, ou seja, o papel que decide representar no drama de sua existência – drama que, por sua vez, consiste e se esgota no argumento. O argumento e somente o argumento é a substância da vida…
Entre suas obras mais conhecidas “A Revolução das Massas”, publicada em 1930, é uma das mais relevantes, e, também, uma ótima oportunidade para conhecer melhor o pensamento de Ortega y Gasset, portanto, segue abaixo o link para realizar o download da obra em PDF:
Para fazer o download do livro – CLIQUE AQUI!
Download via EbooksBrasil
…
Arte, poesia e filosofia… Clique aqui e conheça nossa loja!
