10 livros para entender o Brasil | Por Antonio Candido

No artigo abaixo, Antonio Candido indica 10 livros para entender o Brasil sobre vários pontos de vista. Os títulos dos livros estão destacados em negrito e, ao fim do post, separamos alguns links para aqueles que se interessarem pelos livros aqui citados, separamos também o link para a bibliografia do autor, não deixe de conferir!

Segue abaixo um trecho do artigo, para ver o texto completo, ou baixá-lo, clique no link logo abaixo do referido trecho.  Boa leitura!

O Artigo abaixo foi publicado na edição 41 da revista Teoria e Debate – em 30/09/2000.


10 livros para entender o Brasil

Por Antonio Candido

Quando nos pedem para indicar um número muito limitado de livros importantes para conhecer o Brasil, oscilamos entre dois extremos possíveis: de um lado, tentar uma lista dos melhores, os que no consenso geral se situam acima dos demais; de outro lado, indicar os que nos agradam e, por isso, dependem sobretudo do nosso arbítrio e das nossas limitações. Ficarei mais perto da segunda hipótese.

Como sabemos, o efeito de um livro sobre nós, mesmo no que se refere à simples informação, depende de muita coisa além do valor que ele possa ter. Depende do momento da vida em que o lemos, do grau do nosso conhecimento, da finalidade que temos pela frente. Para quem pouco leu e pouco sabe, um compêndio de ginásio pode ser a fonte reveladora. Para quem sabe muito, um livro importante não passa de chuva no molhado. Além disso, há as afinidades profundas, que nos fazem afinar com certo autor (e portanto aproveitá-lo ao máximo) e não com outro, independente da valia de ambos.

Por isso, é sempre complicado propor listas reduzidas de leituras fundamentais. Na elaboração da que vou sugerir (a pedido) adotei um critério simples: já que é impossível enumerar todos os livros importantes no caso, e já que as avaliações variam muito, indicarei alguns que abordam pontos a meu ver fundamentais, segundo o meu limitado ângulo de visão. Imagino que esses pontos fundamentais correspondem à curiosidade de um jovem que pretende adquirir boa informação a fim de poder fazer reflexões pertinentes, mas sabendo que se trata de amostra e que, portanto, muita coisa boa fica de fora.

São fundamentais tópicos como os seguintes: os europeus que fundaram o Brasil; os povos que encontraram aqui; os escravos importados sobre os quais recaiu o peso maior do trabalho; o tipo de sociedade que se organizou nos séculos de formação; a natureza da independência que nos separou da metrópole; o funcionamento do regime estabelecido pela independência; o isolamento de muitas populações, geralmente mestiças; o funcionamento da oligarquia republicana; a natureza da burguesia que domina o país. É claro que estes tópicos não esgotam a matéria, e basta enunciar um deles para ver surgirem ao seu lado muitos outros. Mas penso que, tomados no conjunto, servem para dar uma ideia básica.

Entre parênteses: desobedeço o limite de dez obras que me foi proposto para incluir de contrabando mais uma, porque acho indispensável uma introdução geral, que não se concentre em nenhum dos tópicos enumerados acima, mas abranja em síntese todos eles, ou quase… (Continua…)

Para ler o texto completo, ou fazer o download – CLIQUE AQUI!

Para aqueles que gostaram deste post indicamos:

Darcy-Ribeiro-A-formacao-do-Brasil-Livro-e-documentario-Farofa-Filosofica

O povo Brasileiro – A formação e o sentido do Brasil de Darcy Ribeiro | Livro e documentário, para ver é só clicar aqui!

Sergio-Buarque-de-Holanda-Livro-Farofa-Filosofica

Raízes do Brasil – Sérgio Buarque de Holanda, para ver é só clicar aqui!

 

Caio-Prado-Jr-4-livros-para-downloadCaio Prado Júnior | 5 livros para download, para ver clique aqui!

 

Antonio-Candido-Livros-Download

Antonio Candido | Bibliografia em PDF, para download: livros, artigos e entrevistas. Para ver clique aqui!

Arte, poesia e filosofia… Clique aqui e conheça nossa loja!
Prato-do-dia-SLIDE
Camiseta “Prato do dia”, para ver é só clicar aqui!
GOSTOU DESTE POST?
QUER RECEBER NOSSAS NOVIDADES E CONTEÚDO EXCLUSIVO EM SEU E-MAIL?
ASSINE NOSSA NEWSLETTER !

 

 

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s