Literatura Greco Romana | 10 clássicos para ler antes de morrer…

Esta lista é uma tentativa  de apontar alguns livros e autores importantes para literatura como um todo. Sabemos que a literatura Greco Romana é extremamente diversa e rica, portanto, para construir esta lista utilizamos como critérios a relevância da obra e sua disponibilidade para download. Os livros estão elencados abaixo, no entanto, ainda que seja uma lista numerada, não há qualquer hierarquia entre eles (o nº 1 não é melhor, nem mais importante, que o nº 5). Comece por onde quiser e não termine nesta lista…

Euripedes-Electra1. Electra | Eurípedes

Eurípedes (480 a.C – 406 a.C) pertenceu ao setor ilustrado e liberal da Grécia antiga, enfrentando a tradicionalistas e conservadores. Influenciado pelos sofistas e racionalistas contra os mitos, valorizava a paixão e a irracionalidade humana. Viveu a época da decadência de Atenas. Em sua obra tratou da luta entre ideais, do pessimismo e dos conflitos do seu tempo. A ele são atribuídas mais de cem tragédias, das quais se conservam-se dezessete, entre elas Alceste, Medeia, Andrômaca, As Troianas, Ifigênia em Táuride, Orestes, As bacantes e Electra.

Para fazer o download do livro – CLIQUE AQUI!


4.-Virgilio-Eneida2. Eneida | Virgílio

Virgílio (70 a.C – 19 a.C) foi um colaborador entusiasmado da política de Otávio Augusto. Deve-se situar sua obra em um contexto histórico preciso: As Bucólicas e As Geórgicas (39 – 29 a.C) foram escritas para defender as diretrizes imperiais do regresso à vida camponesa, e Eneida, sua obra mais ambiciosa, grande epopeia romana, serviu para alentar o patriotismo e a religiosidade. Utilizou-se de maneira magistral dos recursos expressivos da língua latina, dos conhecimentos mitológicos e da descrição dos personagens e ambientes.

Para fazer o download do livro – CLIQUE AQUI!


5.-Ovidio-Arte-de-amar3. Arte de amar | Ovídio

Ovídio (43 a.C – 17 d.C) exerceu a advocacia, mas a abandonou para se dedicar à poesia, sofreu perseguição, talvez porque suas obras se chocavam com a intensão moralista do imperador  Augusto, ou talvez porque sabia de certas intrigas políticas relativas ao poder de Roma. “Como era um homem mundano que sabia amar o melhor e amava a todos, ele humanizou tanto a virtude que o pudor se harmonizou com a galanteria.” Montesquieu.

Para fazer o download do livro – CLIQUE AQUI!


8.-Horacio-Arte-Poetica
4. Arte poética | Horácio

Horácio (65 a.C – 8 a.C) é um dos grandes poetas da Antiquidade, os renascentistas o consideravam como o modelo perfeito da lírica clássica. Sua obra evoluiu até a reflexão moral. Entre suas composições poéticas, sobressaem as Sátiras, Épodos, Odes e Epístolas, e entre os textos em prosa, o tratado da arte poética intitulado Epístola aos Pisões.

Para fazer o download do livro – CLIQUE AQUI!


3.-Homero-Iliada5. Ilíada | Homero

A vida de Homero (sec VIII a.C) é praticamente desconhecida e, por isso, chega-se a duvidar da sua existência real. Atribui-se seu nascimento a ilha de Quios. Parece certo que foi autor de dois grandes poemas épicos gregos: A Ilíada, sobre a cólera do herói Aquiles durante a guerra de Troia, e a Odisseia, que narra o regresso de Ulisses à sua pátria depois do fim dessa mesma guerra. A influência exercida por sua obra na cultura universal é imensa.

Para fazer o download do livro – CLIQUE AQUI!


2.-Sofocles-Rei-Edipo6. Sófocles – Rei édipo

Sófocles (a.C 495 – 406 a.C) foi um dramaturgo grego, manteve estreita amizade com Hérodoto e Péricles. Iniciou sua carreira teatral em 468 a.C, quando venceu Ésquilo no certame anual de teatro que era celebrado em Atenas. Sua fama foi tal que quando morreu até os espartanos, enfrentando Atenas, concederam à cidade uma trégua para que se pudesse realizar as honras fúnebres. Das mais de cem obras que compôs, conservam-se se completas: Ájax, Antígona, As traquinianas, Electra, Filoctetes, Édipo em colona e Édipo Rei.

Para fazer o download do livro – CLIQUE AQUI!


6.-Seneca-Medeia
7. Medeia | Sêneca

Sêneca (3 a.C – 65 d.C) foi um filósofo e escritor que educou-se em Roma e depois em Alexandria. Foi senador durante o reinado de Calígula e se ocupou da educação de Nero. Implicado no conluio de Pisão, cortou as veias, acatando a sentença do imperador. Escreveu nove tragédias entre elas: Fedra, Édipo e Medéia.

Para fazer o download do livro – CLIQUE AQUI!


7.-Esquilo-Agamenon8. Agamemnon | Ésquilo

De família nobre, Ésquilo (525 a.C – 456 a.C) viveu a maior parte da vida em Atenas. Lutou nas batalhas de Maratón (490) e em Salamina (480). Quando tinha 25 anos, representou suas primeiras obras. Desde 468 a.C teve de compartilhar o domínio da cena ateniense com Sófocles. Acredita-se que ele escreveu umas noventa peças dramáticas, das quais sete se conservam completas: Coéforas, Eumênides, Os Persas, Os sete contra Tebas, As suplicantes, Prometeu acorrentado e Agamenon.

Para fazer o download do livro – CLIQUE AQUI!


9.-Petronio-Satiricon9. Satiricon | Petrônio

Petrônio (27-66 d.C.) foi um escritor romano, mestre na prosa da literatura latina e um satirista notável. Não existem provas seguras acerca da identidade de Petrônio, mas acredita-se que se trate de Caio Petrônio Árbitro (Gaius Petronius Arbiter) ou de Tito Petrônio distinto frequentador da corte do imperador Nero. Nascido de uma família aristocrática e abastada, mostrou toda sua competência política ao ocupar os cargos de governador e depois o de cônsul da Bitínia, na atual Turquia. Depois ocupou o cargo de conselheiro de Nero, sendo nomeado arbiter elegantiae (árbitro da elegância).  Sua única obra remanescente, O Satíricon , uma história mundana de entretenimento, nada fala diretamente sobre a vida do autor.

Para fazer o download do livro – CLIQUE AQUI!

10.-Plutarco-Demostenes-e-Cicero10. Plutarco – Demóstenes e Cícero

Plutarco (46 d.C. – 120 d.C) foi um historiador, biógrafo, ensaísta e filósofo grego. Pertencente a uma família proeminente, nasceu em Queroneia, na Beócia. Viajou pela Ásia e pelo Egito, viveu algum tempo em Roma e foi sacerdote de Apolo em Delfos em 95 a.C. O seu enorme prestígio valeu-lhe a obtenção de direitos de cidadão em Delfos, Atenas e mesmo em Roma (Mestrius Plutarchus).

Para fazer o download do livro – CLIQUE AQUI!

Arte, poesia e filosofia… Clique aqui e conheça nossa loja!

Caneca Fernando-Pessoa-Literatura-Pop
Caneca Fernando Pessoa “Literatura”, para ver clique aqui!
GOSTOU DESTE POST?
QUER RECEBER NOSSAS NOVIDADES E CONTEÚDO EXCLUSIVO EM SEU E-MAIL?
ASSINE NOSSA NEWSLETTER !

Um comentário sobre “Literatura Greco Romana | 10 clássicos para ler antes de morrer…

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s