Decifrando Hegel | 5 livros sobre a filosofia de Georg W. F. Hegel

Selecionamos 5 livros para aqueles que queiram conhecer melhor a filosofia de Georg W. F. Hegel (1770 – 1831). Trata-se de uma seleção bastante variada, alguns livros buscam se aprofundar em determinados conceitos, outros já possuem um caráter mais generalista. Logo abaixo do título da obra você encontrará o link para o download* do livro e, ao fim desta lista você encontrará o link para a bibliografia do Hegel.

Boa leitura!

1
Reprodução

ENCICLOPÉDIA DE HEGEL
1817 – 2017 / DUZENTOS ANOS DE
LÓGICA – NATUREZA – ESPÍRITO | Agemir Bavaresco
Júlia Sebba Ramalho
Inácio Helfer
(Orgs.)

Para fazer o download do livro – CLIQUE AQUI!

O livro é uma iniciativa da Secretaria de Publicações da Sociedade Hegel Brasileira, no ano em que se comemora os 200 anos da primeira publicação da Enciclopédia das Ciências Filosóficas de G. W. F. Hegel: 1817 – 2017. Os comentários dos autores foram ordenados conforme as três partes da Enciclopédia: Lógica, Natureza e Espírito.


3
Reprodução

O conceito de sociedade civil em Hegel e o princípio da liberdade subjetiva | Tarcilio Ciotta

Para fazer o download do livro – CLIQUE AQUI!

O livro tem como objeto de estudo o conceito de Sociedade Civil a partir da Filosofia do Direito de Hegel. Nessa perspectiva, o objetivo central desta investigação consiste em expor e demonstrar como Hegel, a partir de sua lógica especulativa, concebe este conceito enquanto emergência de uma nova figura da ideia ética, ideia esta que perfaz e abarca os acontecimentos do mundo moderno e apreende, neste aparecer fenomênico, o desenho e o progredir imanente da ideia da liberdade que se apresenta enquanto direito da particularidade e desenvolvimento histórico do princípio da liberdade subjetiva.

 


 

4
Reprodução

O Conceito de Liberdade de Imprensa ou de Liberdade de Comunicação Pública na Filosofia do Direito de G. W. F. Hegel | Paulo Roberto Konzen

 

Para fazer o download do livro – CLIQUE AQUI!

Através de uma rigorosa leitura e análise crítico-filológica, histórica e hermenêutica da obra de G. W. F. Hegel, sobretudo da Filosofia do Direito ou da Filosofia do Espírito Objetivo, o livro procura pesquisar e avaliar a relevância do conceito de liberdade de imprensa ou liberdade de comunicação pública, vinculado ao conceito de publicidade, por exemplo, no processo de suprassunção ou de mediação da diversidade, das diferenças e/ou dos mais variados conflitos possíveis na esfera pública, os quais são, a princípio, mediados no âmbito do Estado.

 


 

2
Reprodução

O Conceito de Amor Ético na Filosofia do Direito de G. W. F. Hegel | Paulo Roberto Konzen

Para fazer o download do livro – CLIQUE AQUI!

Paulo Roberto Konzen procura analisar o conceito do amor ético através do estudo da Filosofia do Direito ou da Filosofia do Espírito Objetivo de Hegel, analisando igualmente os Escritos de Nuremberg e Heidelberg e a Enciclopédia das Ciências Filosóficas. O livro também traz a tradução de dois poemas de Hegel, uma incursão a uma faceta escondida do filósofo: o Hegel poeta.


5
Reprodução

A teoria hegeliana do silogismo: tradução e comentário | Federico Orsini

Para fazer o download do livro – CLIQUE AQUI!

O livro de Federico Orsini é uma contribuição para a compreensão das motivações teóricas que impulsionaram o esforço hegeliano de justificar a tese de que “todas as coisas são o silogismo”.

 

 

 

*Download via Editora Fi

Hegel-livros

 

Para aqueles que queiram conhecer melhor a obra e o pensamento de Hegel, indicamos o post “Hegel | Bibliografia em PDF”, para ver é só clicar aqui!

GOSTOU DESTE POST?
QUER RECEBER NOSSAS NOVIDADES E CONTEÚDO EXCLUSIVO EM SEU E-MAIL?
ASSINE NOSSA NEWSLETTER !

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s