Literatura Russa | 10 Clássicos para ler antes de morrer…

10 Clássicos da Literatura Russa em PDF, para download: Dostoiéski, Tolstoi, Gogol, Maiakovski, Bulgakov, Pasternak, Tchekhov, Turgueniev, Pushkin, Cholokhov…


 

Esta lista é uma (singela!) tentativa de apontar alguns livros e autores importantes para literatura como um todo. Sabemos que a literatura Russa é extremamente diversa e rica, portanto, para construir esta lista utilizamos como critérios a relevância da obra e sua disponibilidade para download. Os livros estão elencados abaixo, no entanto, ainda que seja uma lista numerada, não há qualquer hierarquia entre eles (o nº 1 não é melhor, nem mais importante, que o nº 5). Comece por onde quiser e não termine nesta lista…

 

1-Crime-e-castigo1. Crime e castigo – Fiódor Mikhailovitch Dostoiévski

Para fazer o download do livro, clique aqui!

Crime e Castigo é um romance do escritor russo Fiódor Dostoiévski publicado em 1866. Narra a história de Rodion Românovitch Raskólnikov, um jovem estudante que comete um assassinato e se vê perseguido por sua incapacidade de continuar a vida após o delito. O romance envolve vários temas que vão da psicologia à religião…


 

2.-Guerra-e-Paz2. Guerra e paz – Liev NikoláievichTolstói

Para fazer o download do livro, clique aqui!

Guerra e Paz é um romance escrito por  Tolstói e publicado entre 1865 e 1869 no Russkii Vestnik, um periódico da época. Um livro grande que levou vários anos até ser finalizado. Os primeiros manuscritos datam 1956. No livro é retratado o cotidiano da Rússia, em tempos napoleônicos, pano de fundo para a complexa narrativa que envolve inúmeros personagens que provocam a imaginação a respeito das relações humanas.


3.-O-capote3. O capoteNikolaiVasilievich Gogol

Para fazer o download do livro, clique aqui!

O capote é um conto de Gogol, romancista, contista e dramaturgo, um dos principais nomes do realismo russo no século XIX. Gogol retrata do cotidiano de um escritório e o amor que se desenvolve entre colegas de trabalho. Uma ótima leitura.


4. Maiakovski4. Antologia poéticaVladimir Vladimirovitch Maiakovski

Para fazer o download do livro, clique aqui!

Vladimir Maiakovski chamado de “o poeta da Revolução”, foi um poeta, dramaturgo e teórico russo, frequentemente citado como um dos maiores poetas do século XX.

‘’…Não posso levá-lo
e carrego meu fardo.
Quero arremessá-lo fora
e sei, não o farei.
Os arcos de minhas costelas não resistem.
Sob a pressão
range a caixa torácica.’’


5.-O-mestre-e-a-margarida5. O mestre e a MargaridaMikhail Afanásievitch Bulgákov

Para fazer o download do livro, clique aqui!

O mestre e Margarida é um romance escrito por Mikhail Bulgakov. A trama central do livros é a visita do diabo a Moscou no início da década de 1920, em plena era stalinista. Uma versão censurada foi publicada na revista Moscou em 1967.  A versão integral foi distribuída em cópias clandestinas, publicada em samizdat. Somente em 1989, a especialista Lidiya Yanovskaya compôs uma nova versão oficial, com base em manuscritos do autor.


6.-Doutor-Jivago6. Doutor JivagoBoris Leonidovitch Pasternak

Para fazer o download do livro, clique aqui!

Doutor Jivago é um romance histórico do escritor russo Boris Pasternak. O livro tem o nome de seu protagonista, Yuri Jivago, um médico e poeta. Conta a história de um homem dividido entre duas mulheres sob fundo da Revolução Russa de 1917.  O livro contém trechos escritos entre os anos 1910 e 1920, porém, Doutor Jivago só foi completado em 1956 . Na URSS, “Doutor Jivago”  foi publicado em 1988, depois da reabilitação de Pasternak pela União dos Escritores. Desde então não saiu mais da lista de best-sellers por lá…


7.-O-jardim-das-cerejeiras7. O jardim das cerejeiras – Anton Pavlovitch Tchékhov

Para fazer o download do livro, clique aqui!

O Jardim das Cerejeiras foi a última peça escrita pelo escritor e dramaturgo russo Anton Tchékhov , encenada pela primeira vez em 17 de janeiro de 1904. A peça apresenta a falência de uma família aristocrata russa e como toda uma classe lida com as transformações de sua época. Em tempo em que o teatro russo era dominado pelos me­lodramas, Tchékhov radicalizou a arte dramática ao escrever peças nas quais exibia os hábitos, os amores e os desejos das pessoas comuns. Para o escritor, o cotidiano e as banalidades da vida estavam repletos de dramas e po­diam ser temas de grandes obras.


8.-Pais-e-filhos8. Pais e filhosIvanSergeievitch Turgueniev

Para fazer o download do livro, clique aqui!

Pais e Filhos, obra do escritor russo Ivan Turgueniev, publicada originalmente em 1862, uma época de grande perturbação social e política em seu país.  nesta obra que se popularizou o termo niilismo, aplicado ao protagonista Bazárov, para descrever uma espécie de rebeldia que “não se inclina a nenhuma autoridade nem aceita nenhum princípio sem exame.”


9.-A-filha-do-capitão9. A filha do capitãoAlexander Sergueievitch Pushkin

Para fazer o download do livro, clique aqui!

A filha do capitão, principal obra do realismo em prosa de Pushkin.  Aborda a realidade da Rússia antiga, a relação entre senhores e servos, a ascensão das reivindicações populares para as causas sociais. Narra a história de Andrei, jovem nobre da cidade de Simbirsk aos arredores de 1770,  a Rússia dos velhos czares, onde Catarina II era a soberana do vasto território.


10.-O-don-tranquilo10. O don tranquiloMikhail Aleksandovitch Cholokhov

Para fazer o download do livro, clique aqui!

Mikhail Aleksandrovitch Cholokhov nasceu em 1905 na Rússia, na pequena localidade de Krujlinin, no território cossaco de Kamenskaya, seu pai foi um fazendeiro de classe média e comerciante de gado. Começou a escrever com dezoito anos e atualmente é considerado um dos mais famosos e prestigiados escritores russos. Sua obra tem proporções épicas e conquistou muito admiradores, incluindo Maksim Górki, que comparou a relevância de Shokholov a Tolstói. Em 1965 recebeu Nobel de Literatura.

Arte, poesia e filosofia… Clique aqui e conheça nossa loja!

Camiseta-Filosofar-é-preciso.jpg
Camiseta “Filosofar é preciso…”, para ver clique aqui!
GOSTOU DESTE POST?
QUER RECEBER NOSSAS NOVIDADES E CONTEÚDO EXCLUSIVO EM SEU E-MAIL?
ASSINE NOSSA NEWSLETTER !

 

 

3 comentários sobre “Literatura Russa | 10 Clássicos para ler antes de morrer…

  1. Gostei da oportunidade que me deram de ler algumas obras russas que ainda não tinha lido. Adoro ler escritores russos. Contudo, não são autores com grande aceitação no publico português, Portugal, e por isso as traduções são pequenas/diminutas. Mesmo assim, existem, já, muitas traduções russas. No entanto, as bibliotecas publicas, na maior parte dos casos, não os possuem na sua totalidade.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Entre as obras citadas já li Crime e Castigo (meu livro favorito da vida) e o O jardim das cerejeiras. Tenho muita curiosidade com Guerra e Paz também! Excelentes sugestões! 😊

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s