Escrito pelo jornalista, ensaísta e romancista britânico George Orwell (1903 – 1950) e publicado em 1949, o texto nasceu destinado à polêmica. Foi traduzido em 65 países, virou minissérie, filmes, inspirou quadrinhos, mangás e até uma ópera…
“Era um dia frio e luminoso de abril, e os relógios davam 13 horas.” Assim começa um dos romances mais citados do século 20. A frase omite o ano da ação, o que seria redundante, pois ele dá nome à obra: 1984. Só a menção ao título costuma desencadear uma avalanche de associações mentais: comunismo, polícia política, nazifascimo, tortura… O livro ganhou fama por tratar de forma ficcional de uma das grandes mazelas contemporâneas: o totalitarismo.
No enredo, que tem Londres como cenário (na fictícia Oceânia), tudo gira em torno do Grande Irmão. “Quarenta e cinco anos, de bigodão preto e feições rudemente agradáveis”, o Big Brother é o líder máximo. Assumiu o poder depois de uma guerra de escala global (semelhante à Segunda Guerra Mundial), que eliminou as nações e criou três grandes estados totalitários…
Para aqueles que queiram conhecer melhor a obra segue abaixo o link (em vermelho) para fazer o download do livro em PDF e, mais abaixo, uma adaptação cinematográfica do livro de 1965.
LIVRO:
Para fazer o download do livro 1984 – CLIQUE AQUI!
FILME:
…
Arte, poesia e filosofia… Clique aqui e conheça nossa loja!
