Immanuel Kant – 8 livros em PDF para download

Kant considerava que o maior direito da humanidade consistia em ser racional e em viver na verdade. Portanto, defender um bom conceito de razão era defender o direito básico da humanidade.


Em Crítica da razão pura, Immanuel Kant (1724-1804) questionou o modo como a razão vinha sendo considerada. Apontou seus limites e mostrou que, não importa o que os homens pensem, devem comunicar suas ideias aos demais, com a finalidade de colocá-las à prova e de expô-las  à crítica, a fim de que elas sejam aperfeiçoadas. Nenhum indivíduo pode ter certeza de que seu pensamento é racional e correto sem apresentá-lo aos outros.

No entanto, nada mais plural e diverso do que opiniões… A história da filosofia é um exemplo disso: cada filósofo ocupou-se em rebater os argumentos dos antecessores, elaborando seu próprio sistema e afirmando suas verdades. Diante dessa diversidade, Kant decidiu propor uma nova maneira de encarar a razão. Antes de conceituá-la, era preciso definir em que campos ela poderia intervir. Se a razão é um direito do homem, se é capaz de guiá-lo para torná-lo livre, então deve dizer ao homem quem ele é, encontrando aquilo que é comum a todos.

Para aqueles que queiram conhecer melhor a obra do filósofo segue abaixo a lista de livros de Kant em PDF, logo abaixo, em vermelho, segue o link para download das obras e, mais abaixo, uma pequena citação do livro Crítica da razão pura, sua obra mais conhecida:

Os progressos da metafísica | O que é iluminismo | A metafísica dos costumes | Crítica da razão pura | Crítica da razão prática | Fundamentação da metafísica dos costumes | Ideia de uma história universal de um ponto de vista cosmopolita | O conflito das faculdades

Para fazer o download dos livros de Kant – CLIQUE AQUI!

Os interesses da razão

Todo interesse da minha razão (tanto o especulativo como o prático) concentra-se nas três perguntas seguintes: 1. Que posso saber? 2. Que devo fazer? 3. Que posso esperar? A primeira pergunta é puramente especulativa. Esgotamos (assim espero) todas as respostas possíveis e encontramos, finalmente, aquela com a qual tem de se satisfazer quando não visa ao prático. (…) A segunda pergunta é puramente prática. Apesar de poder, como tal, pertencer à razão pura, nem por isso é transcendental, e sim moral. (…)

A terceira pergunta – a saber, o que pe permitido esperar se fizer o que devo? – é, ao mesmo tempo, prática e teórica, de modo que o prático nos leva, somente como fio condutor, a dar uma resposta à questão teórica, e se ela se eleva à questão à questão especulativa. De fato, todo esperar refere-se à felicidade e é, em relação ao prático e à lei moral, o mesmo o saber e a lei da natureza são em relação ao conhecimento teórico das coisas.

IMMANUEL KANT, Crítica da razão pura.

Arte, poesia e filosofia… Clique aqui e conheça nossa loja!

 

Prato-do-dia---Pop2
Camiseta “Prato do dia”, para ver clique aqui!
GOSTOU DESTE POST?
QUER RECEBER NOSSAS NOVIDADES E CONTEÚDO EXCLUSIVO EM SEU E-MAIL?
ASSINE NOSSA NEWSLETTER !

2 comentários sobre “Immanuel Kant – 8 livros em PDF para download

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s