Sócrates – Filme

Com vestes simples e rústicas, Sócrates (469-399 a. C.) andava por Atenas fazendo perguntas e exigia definições precisas. Se a resposta viesse na forma de exemplos ou opiniões, o interlocutor voltava a ser questionado, num exercício que o levava a compreender o que significava fazer uso da razão…

Sócrates procurava conceitos universais que, segundo ele, poderiam ser descobertos por meio de um procedimento metodológico simples: o ato de perguntar. A pergunta socrática “o que é?”, configura a base de seu conhecimento. Nos diálogos com seus contemporâneos, Sócrates utilizava uma forma especial de perguntar, empregando a ironia e a maiêutica para fazer um exame daquilo que o interlocutor pensava que sabia.

A ironia consistia em levar o interlocutor à ignorância que se ocultava nesse suposto saber. Sócrates, “que somente sabe que nada sabe”, escondia-se nesse “não-saber” para deixar o outro perante a própria perplexidade. Desse modo, o não-saber socrático é um princípio que procura demonstrar que para se chegar ao conhecimento é necessário, inevitavelmente, reconhecer a própria ignorância.

O filme Sócrates (1971) do diretor Roberto Rosselini aborda o final da vida de Sócrates, em especial seu julgamento e sua condenação à morte, com destaque para os célebres diálogos socráticos: ‘Apologia’, ‘Críton’ e ‘Fédon’, com seus últimos ensinamentos antes de tomar a cicuta. Imperdível!

Arte, poesia e filosofia… Clique aqui e conheça nossa loja!

Socrates--Nada-sei---Pop.2
Camiseta Sócrates “Nada sei”, para ver clique aqui!
GOSTOU DESTE POST?
QUER RECEBER NOSSAS NOVIDADES E CONTEÚDO EXCLUSIVO EM SEU E-MAIL?
ASSINE NOSSA NEWSLETTER !

 

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s