2001 – Uma odisséia no espaço, por Mário Quintana | Uma pequena crítica

O texto transcrito abaixo foi escrito pelo poeta Mário Quintana e refere-se ao filme de Stanley Kubrick “2001 – Uma odisséia no espaço”, foi retirado do livro A Vaca e o Hipogrifo.


“2001 – Uma odisséia no espaço”

Por Mário Quintana

O osso que, no famoso filme, um nosso ancestral macacóide lança em direção às estrelas parece, pelo visto, o embrião do desejo de as alcançar, no que se mostrava um pouco mais ambicioso que Von Braun, o qual, apenas queria – e conseguiu – que fôssemos à Lua.

O gesto daquele bicho, perdão, daquele humanóide – vocês não acham que era demasiado “poético” para suas condições e necessidades imediatas?

Se não vejamos. Viviam eles em tribos, não só acossadas pelas outras, como pelos demais viventes contemporâneos, verdadeiras feras  que aliás continuaram feras, felizmente sem evoluir como nós e sem portanto adquirir a refinada fereza do Homo sapiens. Quem sabe lá o que não seria se nós tivéssemos de haver nos dias de hoje com um Tiger sapiens.

Acho que aquele macacão do filme apenas imaginou, ao jogar o osso para cima, a possibilidade de voar como as aves que via evoluírem no espaço. E, assim, ele e seus companheiros de tribo poderiam evitar as ciladas e ataques inimigos aos quais nem sempre conseguiam fugir em desigualdade de condições.

E, em nossas atuais e não melhores condições, quem sabe se a astronáutica – glória do século XX – não terá sido, em suas subconscientes origens, além da epopéia que estamos vivendo, a mais dispendiosa forma de escapismo…

2001-uma-odisseia-no-espaco-mario-quintana-filosofando

Arte, poesia e filosofia… Clique aqui e conheça nossa loja!

Caneca Quintana-Passarinho-pop
Caneca Mário Quintana “Passarinho”, para ver clique aqui!
GOSTOU DESTE POST?
QUER RECEBER NOSSAS NOVIDADES E CONTEÚDO EXCLUSIVO EM SEU E-MAIL?
ASSINE NOSSA NEWSLETTER !

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s