CONHECIDA COMO A PENSADORA DA LIBERDADE, HANNAH ARENDT VIVEU AS GRANDES TRANSFORMAÇÕES DO PODER POLÍTICO DO SÉCULO XX. ESTUDOU A FORMAÇÃO DOS REGIMES AUTORITÁRIOS/TOTALITÁRIOS INSTALADOS NESSE PERÍODO E DEFENDEU OS DIREITOS INDIVIDUAIS, CONTRA AS “SOCIEDADES DE MASSAS” E OS CRIMES CONTRA A PESSOA.
Alemã de origem judaica Hannah Arendt (1906 – 1975) formou-se em filosofia em Heidelberg, período em que foi aluna do filósofo Martin Heidegger. Trabalhou, entre outras atividades, como jornalista e professora universitária. Recusava-se ser classificada como “filósofa” e também se distanciava do termo “filosofia política”; preferia que suas publicações fossem classificadas sob o tema “teoria política”. Entretanto, ela continua sendo estudada como filósofa, em grande parte devido a suas discussões críticas de filósofos como Sócrates, Platão, Aristóteles, Immanuel Kant e Martin Heidegger, além de representantes importantes da filosofia moderna como Maquiavel e Montesquieu. Devido aos seus trabalhos sobre filosofia existencial e sua reivindicação da discussão política livre, Arendt tem um papel central nos debates contemporâneos.
Suas obras mais conhecidas são: As origens do totalitarismo (1951), A condição humana (1958) e Eichmann em Jerusalém (1963). Este último reúne os cinco artigos que escreveu sobre o julgamento de Eichmann, que cobriu para o jornal The New Yorker. Nesse livro, Eichmann, não é retratado como um demônio (como o descreviam muitos ativistas judeus) mas alguém terrível e horrivelmente normal. Um típico burocrata que se limitara a cumprir ordens, com zelo, por amor ao dever, sem considerações acerca do bem e do mal. No livro, Arendt aponta ainda a cumplicidade das lideranças judaicas com os nazistas. Esta perspectiva lhe renderia duras críticas das organizações judaicas, além da ameaça de ser excluída da universidade em que lecionava na época.
Para aqueles que queiram conhecer melhor o pensamento e a filosofia de Hannah Arendt indicamos os livros abaixo, disponíveis para download no link (em vermelho) abaixo da lista:
Origens do Totalitarismo – CLIQUE AQUI!
Homens em tempos sombrios – CLIQUE AQUI!
Eichmann em Jerusalém. Um relato sobre a banalidade do mal – CLIQUE AQUI!
Download via Lelivros
Para aqueles que queiram conhecer melhor a obra e o pensamento de Hannah Arendt indicamos o post “Hannah Arendt e a banalidade do mal – Filme e livro”, para ver clique aqui!
…
Arte, poesia e filosofia… Clique aqui e conheça nossa loja!

Excelente oportunidade para conhecer mais sobre aspectos da Condição Humanas e as influências culturais.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigada por compartilhar!!!
CurtirCurtido por 1 pessoa
É só clicar:
https://filosofandoporaiblog.wordpress.com/2017/02/13/hannah-arendt-em-pdf-bibliografia-para-download/
CurtirCurtido por 1 pessoa
Essa ação socializadora merece aplausos e por tudo que irão proporcionar em esclarecimentos e mais humanidade, gratidão!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Um presente essa coleção de Hannah Arendt!!!! Muito obrigada!!!!!
CurtirCurtir
Maravilha! Obrigada!
CurtirCurtir
Gracias!
CurtirCurtido por 1 pessoa