A metamorfose – Franz Kafka | Filme e livro

Livro “A metamorfose” de Franz Kafka: filme (online) e livro (em PDF).

A obra reúne diversas chaves para a literatura de Kafka que, partindo de um acontecimento fantástico – a transformação de uma pessoa em inseto -, propõe uma profunda reflexão sobre muitos dos temas e obsessões que dominam sua narrativa: as relações difíceis entre pais e filhos, a solidão, a melancolia, o autoritarismo e a falta de explicação lógica para o destino de uma pessoa.

Franz Kafka (1883 – 1924), escritor checo de língua alemã, criou uma das obras mais originais do século XX, fruto de uma personalidade complexa e atormentada, mas também de uma intuição e talento literário únicos. As preocupações de sua literatura são ainda plenamente atuais e expressam muitas das inquietudes do século XX. Suas obras, que em grande maioria permaneceram inéditas até sua morte, descrevem um universo angustiante e opressivo em que o indivíduo está sozinho e impotente diante da burocracia, da justiça, do poder e da sociedade, que aparecem diante dele como algo hostil e incompreensível.

“Por meio de choques ele (Kafka) destrói no leitor a tranquilidade contemplativa diante da coisa lida. Seus romances, se é que de fato eles ainda cabem nesse conceito, são a resposta antecipada a uma constituição do mundo na qual a atitude contemplativa tornou-se um sarcasmo sangrento, porque a permanente ameaça da catástrofe não permite mais a observação imparcial, e nem mesmo a imitação estética dessa situação” (ADORNO, T. Notas de Literatura I. São Paulo: Editora 34, 2003, p.61)

O livro A metamorfose (Die Verwandlung) foi publicado pela primeira vez em 1915 e tornou-se a sua obra mais conhecida. Nela, Kafka, descreve uma caixeiro viajante (Gregor Samsa) que abandona suas vontades e desejos para sustentar a família e pagar a dívida dos pais. Numa manhã, Gregor acorda metamorfoseado em um inseto monstruoso. Nos primeiros momentos, o livro descreve as dificuldades iniciais de Gregor em sua nova forma. Uma ironia presente neste trecho do livro é que Gregor não se preocupa com sua transformação, mas sim como está atrasado para o trabalho…


Para fazer o download do livro “A metamorfose” – CLIQUE AQUI!

Já o filme russo “A metamorfose” de 2002 é uma adaptação bastante fiel à obra. Vale destacar que o diretor Valeri Fokin  é um diretor de teatro, fato que conferiu ao filme um tom bastante singular, dialogando de forma peculiar com a obra escrita.

Arte, poesia e filosofia… Clique aqui e conheça nossa loja!

Kafka---Grandeza---Pop2
Camiseta Kafka “Grandeza”, para ver clique aqui!
GOSTOU DESTE POST?
QUER RECEBER NOSSAS NOVIDADES E CONTEÚDO EXCLUSIVO EM SEU E-MAIL?
ASSINE NOSSA NEWSLETTER !

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s