A História da Psicanálise em 6 filmes e documentários

A ideia desta lista é destacar eventos importantes para a História da Psicanálise por meio de alguns filmes e documentários. Uma tentativa de elencar certos acontecimentos, teorias e autores numa perspectiva (mais ou menos) temporal e/ou histórica, desde os primeiros passos do médico Josef Breuer, professor de Freud, em seu método de “cura pela fala”, passando por Freud, Jung, Sabina Spielrein e Nise da Silveira até os caminhos e descaminhos da Psicanálise em seu viés acadêmico (Encontro com Lacan) e mercadológico (O século do ego).

Assim, separamos 3 filmes, 3 documentários e 2 indicações para essa missão. Confira:

1. Quando Nietzsche chorou

quando-nietzsche-chorou-filmeO filme é baseado no romance de Irvin Yalom e conta a história de um encontro fictício entre o filósofo alemão Friedrich Nietzsche e o médico Josef Breuer, professor de Sigmund Freud. Ainda que se trate de uma ficção, grande parte das personagens e eventos retratados no filme de fato existiram, como é o caso do médico Josef Breuer, um dos pioneiros no método de “cura pela fala” ou “terapia através da fala”, e das personagens Bertha e “Ziggy”.

Joseph Breuer realmente foi professor de Freud (retratado no filme como “Ziggy“) e a relação com Bertha também aconteceu, inclusive, dessa experiência ( registrada na ficha médica como “Anna O”) Breuer concluiu que os sintomas neuróticos resultam de processos inconscientes e desaparecem quando esses processos se tornam conscientes, denominando esse processo como “catarse”. Em 1893, Freud e Breuer  publicaram em conjunto um artigo sobre o método desenvolvido, e dois anos depois publicaram um dos livros que marcariam o início da teoria psicanalítica, Studien über Hysterie (“Estudos sobre a histeria”).

Para assistir ao filme “Quando Nietzsche chorou” – CLIQUE AQUI!

 


2. Um método perigoso

um-metodo-perigoso-filme

No filme o jovem psicanalista Carl Jung começa um tratamento inovador na histérica Sabina Spielrein, sob influência de seu mestre e futuro colega, Sigmund Freud. Neste filme destacamos as várias fases da relação entre Freud e Jung, que inicia-se a partir de uma forte e recíproca amizade, passa por inúmeras discordâncias e culmina num afastamento ressentido. 

Outro destaque importante é a personagem Sabina Spielrein que de fato existiu e, como relatado no filme, foi paciente de Carl Jung. Mais tarde, após seu tratamento formou-se em medicina e tornou-se uma das primeiras mulheres psicanalistas do mundo.

Para assistir ao filme “Um método perigoso” – CLIQUE AQUI!

*Destacamos aqui uma de nossas indicações mencionadas acima, trata-se da entrevista de Carl Jung à BBC em 1959, uma ótima oportunidade para ouvir o próprio Jung falar sobre alguns temas abordados pelo filme, inclusive, sobre sua relação com Freud. O link para esta entrevista está no final desta lista.


3. Freud | Análise de uma mente

Sigmund Freud

O documentário é um ótimo recorte biográfico para aqueles que queiram conhecer melhor o pensamento e a obra de Freud além, de ser uma boa oportunidade para acompanhar os primeiros passos da Psicanálise. Neste documentário, vale destacar os “encontros” na vida de Freud que, mais tarde, se mostrariam fundamentais para a formulação de seus conceitos mais elementares como, por exemplo,  o trabalho com o médico francês Jean-Martim Charcot, psiquiatra que estudava a histeria e com quem Freud conheceria a hipnose e seus usos.

O documentário também destaca o trabalho de Freud para “elevar” a Psicologia e a Psicanálise à condição de ciência, sua difícil relação com a sociedade vienense na condição de judeu e sua relação com Carl Jung desde os primeiros contatos até o completo afastamento e rivalidade.

Para assistir ao documentário “Freud | Análise de uma mente” – CLIQUE AQUI!

 


4. Nise | O coração da loucura

nise-o-coracao-da-loucura-filmeA psiquiatra Nise da Silveira trabalha num hospital psiquiátrico no subúrbio do Rio de Janeiro e se recusa a empregar o eletrochoque e a lobotomia no tratamento dos esquizofrênicos. Isolada pelos médicos, ela assume o abandonado Setor de Terapia Ocupacional e começa a desenvolver  com estes paciente um tratamento psiquiátrico, mais humano, mediado pela arte.

O filme retrata um momento da vida da psiquiatra Nise da Silveira, pioneira da terapia ocupacional no Brasil, no entanto, ilustra os primeiros passos da psicanálise no país em contraposição a um ambiente ainda marcado pelo uso frequente de lobotomias e eletrochoques. Neste sentido, destaca-se no filme o momento em que, numa discussão acirrada com um colega médico defensor da técnica da lobotomia, Nise diz: “O meu instrumento é o pincel. O seu é o picador de gelo”, numa alusão ao instrumento usado nos primórdios da lobotomia, esta cena é uma boa metáfora para o modelo de tratamento psiquiátrico no Brasil naquela época.

Para baixar o filme “Nise | O coração da loucura” – CLIQUE AQUI!

*A segunda indicação, conforme mencionamos na introdução, é o documentário Holocausto Brasileiro, trata-se de uma boa oportunidade para conhecer melhor o “tratamento psiquiátrico” dispensado aos internos de um dos maiores hospitais psiquiátricos do Brasil (hoje desativado). O link para este documentário está no final desta lista.


5. O século do Ego

1Trata-se de uma série de documentários da BBC com 4 episódios. Os documentários procuram analisar a maneira como, ao longo das últimas décadas, as teorias do inconsciente de Freud foram sendo apropriadas pelo marketing e pela propaganda e passaram a ser aplicadas ao mercado e à política influenciando a maneira como governos e empresas passaram a lidar com as “massas”.

Para assistir à série de documentários “O século do ego” – CLIQUE AQUI!


6. Encontro com Lacan

Jacques Lacan - Um encontro com Lacan/Documentário
Jacques Lacan – Um encontro com Lacan/Documentário

Enquanto criava e desenvolvia as bases teóricas e práticas da psicanálise, Sigmund Freud (1856-1939) se correspondia e participava de encontros com colegas e discípulos. O grupo promoveu congressos regulares a partir de 1908 e formou a Associação Psicanalítica Internacional. Das ramificações desse núcleo surgiram as gerações posteriores de psicanalistas, uma delas tem como principal representante o médico francês Jacques Lacan (1901-1981).

Lacan procurou articular a psicanálise a diferentes campos do saber, como arte, literatura, ciência e filosofia, sendo apontado como um importante representante da psicanálise do século XX e um dos seus principais representantes.

Para assistir ao documentário “Encontro com Lacan” – CLIQUE AQUI!

 


*Indicações:

CARL JUNG: entrevistas

jung-carl-gustavJung fala sobre diversos assuntos, incluindo sua relação com Freud, destacando o início da amizade entre os dois e os motivos pelos quais aquela amizade, do seu ponto de vista, jamais poderia durar…

Para assistir à entrevista – CLIQUE AQUI!

Holocausto Brasileiro

holocausto-brasilieiroO documentário aborda o período de funcionamento do Hospital Colônia de Barbacena e o “tratamento psiquiátrico” oferecido aos seus pacientes, retratando as bases do modelo de tratamento psiquiátrico que vigorou no Brasil durante muitas décadas.

Para assistir ao documentário – CLIQUE AQUI!

Arte, poesia e filosofia… Clique aqui e conheça nossa loja!

Saramago2
Caneca José Saramago “Ilha”, para ver clique aqui!

 

GOSTOU DESTE POST?
QUER RECEBER NOSSAS NOVIDADES E CONTEÚDO EXCLUSIVO EM SEU E-MAIL?
ASSINE NOSSA NEWSLETTER !

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s