Heráclito | Fragmentos “Da natureza” em PDF

Para Heráclito a harmonia nasce da tensão criada pela oposição dos contrários. Essa tensão, além de criar a unidade do mundo, é responsável por sua transformação, sua constante mutação: flui como as águas de um rio, em movimento eterno, sem ter sido criado por deuses ou por homens. 

Sobre a vida de Heráclito de Éfeso (c.544-489a.C) sabe-se muito pouco, no entanto, é de Heráclito uma das poucas obras pré-socráticas que chegaram até os dias atuais: Da natureza. Nela, o filósofo reflete sobre a existência do mundo e o sentido da existência humana em 130 fragmentos.

Para ele, a guerra é a origem de tudo: o conflito de forças contrárias seria o estado natural do mundo. Essas forças, atuando em sentidos opostos, criam uma tensão que as mantém unidas. É como se elas formassem as pontas de uma corda presa aos dois extremos de um arco – tensionadas, elas produzem, juntas e por oposição uma à outra, o equilíbrio do mundo. A harmonia, portanto, nasce da tensão criada pela oposição dos contrários.

Essa tensão, além de criar a unidade do mundo, é responsável por sua transformação. O mundo está em constante mutação: flui como as águas de um rio, em movimento eterno, sem ter sido criado por deuses ou por homens. O mundo não é somente o real, as supostas coisas imóveis e fixas, os acontecimentos já determinados; o mundo é também o possível e essa possibilidade está presente no jogo dos opostos. A esse entendimento, afirma Heráclito, chega-se não pelos sentidos ou pelas opiniões, mas pela razão. Ele mostra que “tudo é um” – e que esse “um” muda continuamente.

Heráclito ficou conhecido como o filósofo do devir, do eterno vir-a-ser, cuja origem encontrava-se na luta dos contrários (calor x frio, quente x frio), simbolizada pelo fogo, princípio fundamental da natureza.

Para fazer o download do texto em PDF – CLIQUE AQUI!

Arte, poesia e filosofia… Clique aqui e conheça nossa loja!

Caneca Heráclito
Caneca Heráclito “devir”, para ver clique aqui!
GOSTOU DESTE POST?
QUER RECEBER NOSSAS NOVIDADES E CONTEÚDO EXCLUSIVO EM SEU E-MAIL?
ASSINE NOSSA NEWSLETTER !

 

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s