O documentário procura investigar os conflitos agrários no Pará, suas origens e desdobramentos: trabalho escravo, concentração fundiária, desmatamentos, confrontos armados, emboscadas, etc.
O Pará é um dos campeões brasileiros em trabalho escravo: só em 2006, fiscalizações do governo federal libertaram no estado 1.180 trabalhadores da escravidão. O estado também está em primeiro lugar nos rankings de desmatamento ilegal e de conflitos de terra – segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e a Comissão Pastoral da Terra (CPT), respectivamente.
É justamente esta realidade que o documentário aborda e, partir de depoimentos e histórias de vida de pessoas que vivem essa realidade, procura-se investigar as muitas personagens que participam destes conflitos.
Vale ressaltar o viés histórico do documentário, já que conta com importantes imagens de arquivo, como é o caso do Massacre de Eldorado dos Carajás, de 1996, revisitado, em imagens e depoimentos. Outro episódio de violência para o qual o documentário chama a atenção é o caso da freira Dorothy Stang, assassinada em 2004 a mando de fazendeiros locais, destacando que episódios similares a este ainda ocorrem com frequência.
Direção: Alexandre Rampazzo | Produção: Tatiana Polastri | Ano: 2007 | Duração: 110 minutos
…
Arte, poesia e filosofia… Clique aqui e conheça nossa loja!
