Martin Heidegger | Humano demasiado humano – Documentário BBC

O documentário aborda a vida e a obra de Martin Heidegger (1889 – 1976), filósofo alemão que influenciou muitos outros filósofos, dentre os quais Jean-Paul Sartre. Heidegger propõe a existência humana como ponto de partida da reflexão filosófica. O mundo, para ele, não é um conjunto de objetos, mas, um traço fundamental, constitutivo do homem.

Martin Heidegger (1889 – 1976) não se limita a constatar que o homem está no mundo. Afirma que ele é um ser no mundo. Essa afirmação não deve ser entendida como uma simples localização num espaço, e, sim, como uma característica fundamental da existência humana, como algo que a constitui.

Em sua filosofia podem ser distinguidas duas fases: na primeira dela, representada pela sua obra O ser e o tempo (1927), a ideia central é o questionamento do ser; na segunda, seu pensamento aparece formulado de forma mais assistemática e a reflexão sobre o ser encontra-se unida à reflexão sobre a linguagem.

O documentário produzido pela BBC acompanha diversas passagens importantes sobre a vida e a obra do filósofo e é uma ótima oportunidade para conhecer melhor Martin Heidegger.

Direção: Alain de Botton | Ano: 1999 | Duração: 47min.

 

Martin-Heidegger---Bibliografia-Farofa-FilosoficaPara aqueles que gostaram deste post, indicamos também o post “Martin Heidegger | Bibliografia para download”, para ver é só clicar aqui!

Arte, poesia e filosofia… Clique aqui e conheça nossa loja!
Sartre-Livre-Slide
Camiseta Sartre “Livre, para ver é só clicar aqui!
GOSTOU DESTE POST?
QUER RECEBER NOSSAS NOVIDADES E CONTEÚDO EXCLUSIVO EM SEU E-MAIL?
ASSINE NOSSA NEWSLETTER !

 

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s