A história do samba em 9 documentários

A primeira menção de que se tem notícia à palavra “samba” ocorreu em 1838. Foi escrita num jornal satírico de Pernambuco, O carapuceiro, e não tinha o mesmo sentido que se dá hoje ao termo. Tratava-se de referência a uma festa de origem africana.

A etimologia da palavra é motivo de controvérsia entre linguistas. Para alguns, vem de uma dança africana semelhante ao batuque. Para outros, é oriunda de um passo de dança, a “semba”.

Seria só em 1916, no entanto, que o primeiro samba, “Pelo telefone”, de Donga e Mauro de Almeida, seria registrado na Biblioteca Nacional, para onde foi levada a partitura. De lá para cá o samba se popularizou e se modificou também, dando origem a inúmeras variações. Para citar algumas: samba de breque, samba-enredo, samba exaltação, sambalanço, samba de quadra, samba de roda, samba raiado, samba-de-partido-alto e muitos outros.

Separamos 9 documentários sobre o samba e suas histórias. O samba sob vários pontos de vista: escolas de samba, samba de resistência, samba de roda, partido-alto, etc.Confira:

O mistério do samba | Velha Guarda da Portela (Ano: 2008| Duração: 90 minutos)

o-misterio-do-samba-documentario

Dirigido por Lula Buarque de Hollanda e Carolina Jabor, o filme levou 10 anos para ficar pronto. Mas, valeu a pena! O documentário procura resgatar a história de uma das escolas de samba mais antigas e tradicionais do país: a Portela.

Para assistir ao documentário CLIQUE AQUI!

 


As batidas do samba (Ano: 2010 | Duração: 82 minutos)

as-batidas-do-samba-documentario

O documentário de 82 minutos dirigido por Bebeto Abrantes, procura registrar a evolução da batida do samba carioca desde o início do século XX. Detalha-se o processo de introdução dos instrumentos de percussão e sua transformação para dar ao ritmo a peculiaridade que caracteriza o samba no Rio de Janeiro.

Para assistir ao documentário CLIQUE AQUI!

 


Lavapés, a resistência do samba (Ano: 2012 | Duração: 29 minutos)

lavapes-a-resistencia-do-sambaFundada em 1937, a mais antiga Escola de Samba de São Paulo, a S.R.B.E. Lavapés, luta diariamente para voltar à elite do Carnaval paulistano sem deixar de lado sua cultura e tradição. O documentário retrata a força e o empenho de uma família, comandada por Rosemeire Marcondes, que batalha diariamente para manter uma agremiação sem nenhum apoio financeiro.  O documentário é produto do TCC realizado em 2012 pelos alunos Bruno Ravagnani e Caio Ramos Guilherme Cintra da Faculdade Cásper Líbero.

Para assistir ao documentário CLIQUE AQUI!

 


Samba de roda na palma da mão (Ano: 2008 | Duração: 35 minutos)

o-samba-de-roda-na-palma-da-mao-documentario

Em novembro de 2005 a Unesco declara o Samba de Roda do Recôncavo Bahiano Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. Dirigido por Jorge Pacoa, o documentário busca prestar uma modesta homenagem às pessoas que tornaram essa realização possível, registrando suas histórias de vida e, principalmente, seus sambas.

Para assistir ao documentário CLIQUE AQUI!

 


A história do samba (Ano: 1987 | Duração: 58 minutos)

Sem-Título-1_phixr (1)

O título original deste documentário é Cariocas les musiciens de la ville (“Músicos cariocas da cidade“) trata-se de um documentário de Janine Houard, lançado em 1987. O título “A verdadeira história do samba” ou  “A história do samba” veio bem depois de seu lançamento. Trata-se de um registro histórico importante para o samba como um todo.

Para assistir ao documentário CLIQUE AQUI!

 


Samba (Ano: 2000 | Duração: 58 minutos)

samba-documentario

O documentário de Thereza Jessouroun tem como foco principal a discussão do samba enquanto dança. Revela o mundo e a vida dos passistas da Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira, o samba das biroscas do alto do morro, dos ensaios técnicos realizados sem fantasia e de pé no chão, ou das rodas de samba das esquinas da favela.

Para assistir ao documentário CLIQUE AQUI!

 


Partido Alto (Ano: 1982 | Duração:80 minutos)

partido-alto-documentarioCom raízes na batucada baiana, o partido alto sofre diversas variações pois, ao contrário do samba comprometido com o espetáculo, trata-se de uma forma livre de expressão e comunicação imediata, com versos simples e improvisados. Partido Alto é uma forma de comunhão, reunindo sambistas em qualquer lugar e hora pelo simples prazer de se divertir. Trata-se de um documentário produzido em 1982, portanto, a qualidade da imagem deixa a desejar, no entanto, do ponto de vista de conteúdo é um ótimo documentário e um registro histórico super importante para o samba como um todo.

Para assistir ao documentário CLIQUE AQUI!

 


Onde dorme a coruja (Ano: 2012 | Duração: 72 minutos)

onde-dorme-a-coruja

O documentário aborda a relação de Bezerra da Silva com seus compositores, egressos dos morros cariocas e da Baixada Fluminense, muitos deles, profissionais de segmentos populares do mercado de trabalho, como carteiros, trocadores de ônibus, pedreiros e biscateiros de um modo geral.

Para assistir ao documentário CLIQUE AQUI!

 


Do samba à bossa (Ano: 2007 | Duração: 1 hora)

do-samba-a-bossaTrata-se de uma produção da BBC sobre a música brasiliera, no primeiro capítulo, “Do Samba à Bossa”, realiza-se um resgate dos tempos da escravidão no Brasil. Na cidade de Salvador, a primeira capital do país, os escravos trazidos da África mantêm suas tradições musicais e religiosas durante gerações. Seu descendentes dão início ao samba de roda.Com o fim da escravatura, em 1888, os negros ganham alforria  e, libertos das plantações, migram do nordeste para o sudeste – onde encontrava-se a nova capital brasileira, o Rio de Janeiro. A partir do êxodo, a música trazida por eles começa a sofrer influências de uma população majoritariamente branca e europeia. O misto de ritmos origina outras vertentes do samba…

Para assistir ao documentário CLIQUE AQUI!

 

Arte, poesia e filosofia… Clique aqui e conheça nossa loja!

Manoel-de-Barros-Arvore-x-Parede-Pop2
Camiseta Manoel de Barros, “Árvore e parede”, para ver clique aqui! 
GOSTOU DESTE POST?
QUER RECEBER NOSSAS NOVIDADES E CONTEÚDO EXCLUSIVO EM SEU E-MAIL?
ASSINE NOSSA NEWSLETTER !

 

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s