Noam Chomsky tornou-se um autor fundamental no que refere à linguística moderna, com a formulação teórica e o desenvolvimento do conceito de gramática transformacional, ou generativa, cuja principal novidade seria a distinção de dois níveis diferentes na análise das frases: por um lado, a “estrutura profunda”, conjunto de regras de grande generalidade a partir das quais seria gerada a “estrutura superficial” da frase.
Este método permite basear a identidade estrutural profunda entre frases superficialmente diferentes, mais ou menos como acontece com a voz ativa e a voz passiva em uma frase. No nível profundo, a pessoa possui um conhecimento tácito das estruturas fundamentais da gramática, que Chomsky considera, em grande medida, inato. Neste sentido, seria possível pensar em uma espécie de gramática universal.
O documentário Chomsky & Cia. é um documentário francês de Olivier Azam e Daniel Mermet, lançado em 2008. Trata-se de uma coletânea de entrevistas com vários intelectuais, inclusive o próprio Chomsky, destacando sua maneira de compreender os paradoxos existentes no funcionamento das democracias neoliberais.
Chomsky e Cia (2008)
Para aqueles que gostaram deste post indicamos também o post “Foucault x Chomsky: Existe alguma coisa que seja inata à natureza humana? | Debate em vídeo”, para ver clique aqui!
…
Arte, poesia e filosofia… Clique aqui e conheça nossa loja!

…
GOSTOU DESTE POST?
QUER RECEBER NOSSAS NOVIDADES E CONTEÚDO EXCLUSIVO EM SEU E-MAIL?
ASSINE NOSSA NEWSLETTER !