Holocausto Brasileiro | Documentário

O documentário é um registro sobre os horrores do “hospital psiquiátrico” Colônia de Barbacena, em Minas Gerais. O estabelecimento funcionou por 80 anos e, durante esse período, em suas dependências morreram 60 mil pessoas, ou seja, uma média de 750 pessoas mortas por ano!

A produção é uma adaptação do livro homônimo escrito por Daniela Arbex, trata-se de um retrato aprofundado e contundente sobre os eventos que ficaram conhecidos como Holocausto Brasileiro. No “hospital psiquiátrico” de Barbacena os pacientes foram submetidos ao frio, à fome e a uma infinidade de doenças, por 8 décadas… Foram torturados, violentados e mortos. Seus cadáveres foram vendidos para faculdades de medicina, e as ossadas comercializadas. Há registros de pelo menos 1.800 corpos vendidos para faculdades de medicina como “peças anatômicas”. E, tudo isso de forma institucionalizada…

Tratavam-se de pessoas que estavam ali porque alguém as tinha declarado “loucas”. No entanto, em muitos casos,  tratavam-se de moradores de rua, andarilhos, epilépticos, alcóolatras, homossexuais, prostitutas, meninas grávidas de seus patrões, moças que perderam a virgindade antes do casamento, crianças rejeitadas pelos pais por não serem perfeitas… Enfim, pessoas que não se encaixavam numa dita “normalidade” e, que precisavam ser “escondidas” da sociedade por algum motivo…

O fato é que no “hospital psiquiátrico” cerca de 60 mil pessoas morreram durante os 80 anos de funcionamento do hospital, ou seja, uma média de 750 pessoas mortas por ano! O documentário procura fazer um inventário sobre o ocorrido trazendo entrevistas com ex-internos, ex-funcionários, fotógrafos e jornalistas. Além de resgatar passagens históricas  raras e contudentes.

Para assistir ao documentário ‘Holocausto Brasileiro” CLIQUE AQUI!

 

Para aqueles que queiram se aprofundar no assunto indicamos também o documentário “Em nome da razão” de 1979 do cineasta Helvécio Ratton. O documentário de 23 minutos é filmado quase que totalmente nas dependências do hospital, o texto narrado em off propõe uma reflexão sobre a função social do manicômio, a quem serve um hospital psiquiátrico nesses moldes, quem são as pessoas enviadas para lá e qual o processo de ‘cura’ proposta. Para assistir ao documentário “Em nome da razão” CLIQUE AQUI!

Arte, poesia e filosofia… Clique aqui e conheça nossa loja!

Kafka---Grandeza---Pop2
Camiseta Kafka “Grandeza”, para ver clique aqui!
GOSTOU DESTE POST?
QUER RECEBER NOSSAS NOVIDADES E CONTEÚDO EXCLUSIVO EM SEU E-MAIL?
ASSINE NOSSA NEWSLETTER !

 

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s