O povo brasileiro – A formação e o sentido do Brasil / Darcy Ribeiro – Livro e documentário

A formação étnica e cultural do Brasil a partir da perspectiva do antropólogo Darcy Ribeiro em livro e vídeo.


O documentário, dirigido por Isa Grinspum Ferraz, busca analisar as várias “matrizes” que contribuíram para a formação étnica e cultural do povo brasileiro. O trabalho é baseado no livro O Povo Brasileiro: a Formação e o Sentido do Brasil do antropólogo Darcy Ribeiro, e conta com diversas participações do autor. Trata-se de uma ótima oportunidade para pensar/conhecer a formação cultural e étnica do Brasil. Para aqueles que gostam de História do Brasil também é uma boa oportunidade, já que a produção conta com recortes históricos importantes.

Trata-se de um documentário longo, a versão completa possui 4 horas e 20 minutos, por isso, procuramos outras versões, além do filme completo. Mais abaixo, você verá que há a possibilidade de assisti-lo na versão completa, em 2 partes ou, ainda, em 10 capítulos  de 26 minutos separados por matriz.

Quanto ao livro, trate-se da obra final do autor publicada antes de sua morte. O Povo Brasileiro: a Formação e o Sentido do Brasil apresenta as formas através das quais a empresa “Brasil” moldou as zonas de habitação humana no território nacional e sua influência na miscigenação das 3 matrizes básicas formadoras do brasileiro.

Segue abaixo, 2 pequenos trechos do livro e, mais abaixo, em azul o link para download da obra:

“(…) os brasileiros se sabem, se sentem e se comportam como uma só gente, pertencente a uma mesma etnia. Vale dizer, uma entidade nacional distinta de quantas haja, que fala uma mesma língua, só diferenciada por sotaques regionais, menos remarcados que os dialetos de Portugal. Participando de um corpo de tradições comuns mais significativo para todos que cada uma das variantes subculturais que diferenciaram os habitantes de uma região, os membros de uma classe ou descendentes de uma das matrizes formativas.

Mais que uma simples etnia, porém, o Brasil é uma etnia nacional, um povo‐nação, assentado num território próprio e enquadrado dentro de um mesmo Estado para nele viver seu destino.”

O Povo Brasileiro, p.21-22

“Todos nós, brasileiros, somos carne da carne daqueles pretos e índios supliciados.Todos nós brasileiros somos, por igual, a mão possessa que os supliciou. A doçura mais terna e a crueldade mais atroz aqui se conjugaram para fazer de nós a gente sentida e sofrida que somos e a gente insensível e brutal, que também somos. Descendentes de escravos e de senhores de escravos seremos sempre servos da malignidade destilada e instalada em nós, tanto pelo sentimento da dor intencionalmente produzida para doer mais, quanto pelo exercício da brutalidade sobre homens, sobre mulheres, sobre crianças convertidas em pasto de nossa fúria.

A mais terrível de nossas heranças é esta de levar sempre conosco a cicatriz de torturador impressa na alma e pronta a explodir na brutalidade racista e classista.”

O Povo Brasileiro, p.120

 Para fazer o download do livro – CLIQUE AQUI!

 Documentário

Parte 1:

Parte 2:

Também há a possibilidade de assisti-lo dividido em capítulos de 26 minutos, cada um deles representa determinada matriz, ao todo são 10 capítulos. Segue abaixo uma breve sinopse de cada capítulo e seu respectivo link (em azul) para que você possa assisti-lo online:

Capítulo 1 | Matriz Tupi 

Para assistir CLIQUE AQUI!

Dedicado aos povos indígenas que habitavam o Brasil antes da invasão europeia, contém cenas raras, filmadas em preto e branco durante meses de permanência de Darcy entre os Kayapó, em 1950, e depoimentos de Azis Ab’Saber e Washington Novaes.


Capítulo 2 | Matriz Lusa

Para assistir CLIQUE AQUI!

Análise da matriz portuguesa. Investiga as particularidades da colonização portuguesa e suas marcas.


Capítulo 3 | Matriz Afro

Para assistir CLIQUE AQUI!

Apresenta os povos africanos que foram trazidos para o Brasil como mão de obra escrava durante a colonização, destacando sua cultura e forte presença na constituição da identidade brasileira.


Capítulo 4 | Encontros e desencontros

Para assistir CLIQUE AQUI!

As três matrizes se encontram, no que Darcy chama de uma cultura de retalhos, sementeira cultural de gentes, fusão genética e espiritual “que nos plasmou como povo mestiço, herdeiros de todas as taras e talentos da humanidade” .


Capítulo 5 | Brasil Crioulo

Para assistir CLIQUE AQUI!

Trata dos 12 milhões de escravos trazidos da África que efetivamente produziram a fortuna da aristocracia do açúcar e a riqueza do Brasil colonial.


Capítulo 6 | Brasil Sertanejo

Para assistir CLIQUE AQUI!

Aborda o Nordeste, ou melhor, os Nordestes: da cana, do gado, dos cangaceiros, dos coronéis,  da cultura rica, da terra rachada, etc. Conta com imagens e entravistas históricas e raras.


Capítulo 7 | Brasil Caipira

Para assistir CLIQUE AQUI!

Com comentários de Antônio Cândido neste capítulo aborda-se o processo de interiorização do território brasileiro e a figura do caipira.


Capítulo 8 | Brasil Sulino

Para assistir CLIQUE AQUI!

O capítulo aborda desde as missões jesuíticas às políticas de migração para a região sul.


Capítulo 9 | Brasil Caboclo

Para assistir CLIQUE AQUI!

Aborda a contribuições da região amazônica, destacando os conflitos e genocídios que essa população viveu e, ainda vive.


Capítulo 10 | Invenção do Brasil 

Para assistir CLIQUE AQUI!

Trata-se do processo de “invenção” do Brasil a partir desse “mosaico” de matrizes.

Arte, poesia e filosofia… Clique aqui e conheça nossa loja!

Drummond-Duas-Maos---Pop2
Camiseta Drummond “Duas mãos”, para ver clique aqui!
GOSTOU DESTE POST?
QUER RECEBER NOSSAS NOVIDADES E CONTEÚDO EXCLUSIVO EM SEU E-MAIL?
ASSINE NOSSA NEWSLETTER !

 

Um comentário sobre “O povo brasileiro – A formação e o sentido do Brasil / Darcy Ribeiro – Livro e documentário

  1. Documentário esclarecedor e ao mesmo tempo lindo. Nos faz repensar quem somos e reforça em nós o orgulho de sermos brasileiros. “O mais importante é inventar o Brasil que nós queremos”.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s