ADEUS, GERAL – A elitização do futebol brasileiro e o fim da “geral” dos estádios

O documentário – Adeus, Geral, – denuncia a segregação social nos estádios brasileiros a partir de eventos como a construção das modernas “arenas” e o fim da famosa “geral” dos estádios – áreas em que os ingressos eram mais baratos, geralmente ocupadas por torcedores de baixa renda.
Dirigido por Gustavo Altman, Martina Alzugaray, Matheus Bosco, Pedro Arakaki e Pedro Junqueira, o filme trata da “elitização” das arquibancadas e suas consequências econômicas, sociais e culturais.

Segundo o documentário esse processo de elitização, com o afastamento do dito “povão” dos estádios, iniciou-se após o “Desastre de Hillsborough”, em 1989, na Inglaterra – quando 96 torcedores morreram pisoteados num estádio superlotado para uma partida entre Liverpool e Nottingham Forest. Depois da tragédia, a então primeira-ministra Margaret Thatcher anunciou uma série de medidas que levaram à “modernização” e crescente elitização do esporte, com a exclusão dos torcedores mais pobres dos estádios.

O documentário mostra que, no Brasil, após a Copa do Mundo de 2014, a elitização das arquibancadas ganhou mais força com a construção das arenas.

“A elitização faz com que palmeirenses fanáticos não consigam entrar no Allianz Parque. Da mesma forma, há corintianos que nunca foram ao estádio de Itaquera. O preço dos ingressos selecionou quem faz parte do espetáculo”, afirma Juca Kfouri, em entrevista ao Adeus, Geral.

Vale lembrar que, atualmente, o ingresso brasileiro é QUARTO MAIS CARO DO MUNDO!

Arte, poesia e filosofia… Clique aqui e conheça nossa loja!

Nietzsche---Aquilo-que-és-Pop.2
Camiseta Nietzsche “Aquilo que és”, para ver clique aqui! 
GOSTOU DESTE POST?
QUER RECEBER NOSSAS NOVIDADES E CONTEÚDO EXCLUSIVO EM SEU E-MAIL?
ASSINE NOSSA NEWSLETTER !

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s