Lévi-Strauss – Saudades do Brasil | Documentário e livro “Tristes trópicos”

 “Saudades do Brasil” é um documentário produzido em 2005 e faz uma reconstituição da experiência do antropólogo Claude Lévi-Strauss no Brasil. 


Lévi-Strauss (1908 – 2009) chegou ao Brasil em 1935, integrando o segundo grupo de professores europeus que vieram dar aulas na recém criada Universidade de São Paulo (USP). Nessa época, o francês organizou, com o apoio do escritor Mario de Andrade, as famosas expedições às aldeias Bororo, Kadiwéu e Nambiquara. As experiências e registros dessas viagens foram relatados 15 anos depois, no livro Tristes Trópicos.

Fundador da antropologia estrutural, Lévi Strauss aplicou o método estrutural da linguística no estudo de mitos, sistemas de parentesco e usos sociais com a finalidade de estabelecer as pautas elementares do comportamento e as estruturas gerais das formações culturais.  Lévi-Strauss foi professor na Universidade de São Paulo (USP) de 1925 a 1939 e realizou expedições parta estudar  várias tribos brasileiras. Entre suas obras, destacam-se As estruturas elementares do parentesco (1949), Tristes trópicos (1955), Antropologia estrutural (1961), O pensamento selvagem (1962), Mitológicas (1964 – 1971) e A via das máscaras (1975).

O documentário é dirigido por Maria Maia e produzido pela TV Senado. Trata-se de um registro raro de diversas tribos brasileiras trazendo imagens, entrevistas e relatos muito interessantes. Já o livro é o relato que o próprio Lévi-Strauss sobre este período.

Livro:

“Tristes trópicos” em PDF: CLIQUE AQUI!

Filme:

Arte, poesia e filosofia… Clique aqui e conheça nossa loja!

Socrates--Nada-sei---Pop.2
Camiseta Sócrates “Nada sei”, para ver clique aqui!
GOSTOU DESTE POST?
QUER RECEBER NOSSAS NOVIDADES E CONTEÚDO EXCLUSIVO EM SEU E-MAIL?
ASSINE NOSSA NEWSLETTER !

 

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s