Carta sobre a felicidade | Um recado de Epicuro o “filósofo do prazer”

“Tu, que não és senhor do teu amanhã, não adies o momento de gozar o prazer possível. Consumimos nossa vida a esperar e morremos empenhados nessa espera pelo prazer.”


Epicuro (341 – 270 a. C) foi um filósofo grego reconhecido, muitas vezes, como o “filósofo do prazer”, sua filosofia caracteriza-se pela ideia de que o fim natural do homem é o prazer. Para ele,  apenas aqueles que conhecem a estrutura do real (por meio da lógica, da física e da ética, enfim, da filosofia) libertam-se das falsas opiniões que os levam a temer a morte e os deuses. Segue abaixo um parte da transcrição da carta, para ler a carta na íntegra ou baxá-la, clique no link em vermelho logo abaixo do transcrição:

Carta sobre a felicidade (a Meneceu)

Epicuro envia suas saudações a Meneceu

Que ninguém hesite em se dedicar à filosofia enquanto jovem, nem se canse de fazê-lo depois de velho, porque ninguém jamais é demasiado jovem ou demasiado velho para alcançar a saúde do espírito. Quem afirma que a hora de dedicar-se à filosofia ainda não chegou, ou que ela já passou, é como se dissesse que ainda não chegou ou que já passou a hora de ser feliz. Desse modo, a filosofia é útil tanto ao jovem quanto ao velho: para quem está envelhecendo sentir-se rejuvenescer através da grata recordação das coisas que já se foram, e para o jovem poder envelhecer sem sentir medo das coisas que estão por vir; é necessário, portanto, cuidar das coisas que trazem a felicidade, já que, estando esta presente, tudo temos, e, sem ela, tudo fazemos para alcançá-la. Pratica e cultiva então aqueles ensinamentos que sempre te transmiti, na certeza de que eles constituem os elementos fundamentais para uma vida feliz.

Em primeiro lugar, considerando a divindade como um ente imortal e bemaventurado, como sugere a percepção comum de divindade, não atribuas a ela nada que seja incompatível com a sua imortalidade, nem inadequado à sua bem-aventurança; pensa a respeito dela tudo que for capaz de conservar-lhe felicidade e imortalidade. (Continua…)

Para ler a carta na íntegra ou baxá-la – CLIQUE AQUI!

Arte, poesia e filosofia… Clique aqui e conheça nossa loja!
Epicuro-SLIDE
Camiseta Epicuro “Prazer”, para ver é só clicar aqui!
GOSTOU DESTE POST?
QUER RECEBER NOSSAS NOVIDADES E CONTEÚDO EXCLUSIVO EM SEU E-MAIL?
ASSINE NOSSA NEWSLETTER !

 

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s