Hannah Arendt e a banalidade do mal | Filme e livro

HANNAH ARENDT (1906 – 1975) VIVEU AS GRANDES TRANSFORMAÇÕES DO PODER POLÍTICO DO SÉCULO XX. ESTUDOU A FORMAÇÃO DOS REGIMES AUTORITÁRIOS/TOTALITÁRIOS INSTALADOS NESSE PERÍODO E DEFENDEU OS DIREITOS INDIVIDUAIS, CONTRA AS “SOCIEDADES DE MASSAS” E OS CRIMES CONTRA A PESSOA.

 

Suas obras mais conhecidas são: As origens do totalitarismo (1951), A condição humana (1958) e  Eichmann em Jerusalém (1963). Este último reúne os cinco artigos que escreveu sobre o julgamento de Eichmann, que cobriu para o jornal The New Yorker. Nesse livro, Eichmann, não é retratado como um demônio (como o descreviam muitos ativistas judeus) mas alguém terrível e horrivelmente normal. Um típico burocrata que se limitara a cumprir ordens, com zelo, por amor ao dever, sem considerações acerca do bem e do mal. No livro, Arendt aponta ainda a cumplicidade das lideranças judaicas com os nazistas. Esta perspectiva lhe renderia duras críticas das organizações judaicas, além da ameaça de ser excluída da universidade em que lecionava na época.

É justamente este episódio que o filme aborda, a cobertura do julgamento de Eichmann, o processo de escrita dos artigos e a recepção de seu trabalho pela opinão pública. Trata-se de uma boa oportunidade para conhecer melhor a vida e obra de Hannah Arendt, e pensando nisso, também disponibilizamos em PDF, para download, o livro “Eichmann em Jerusalém. Um relato sobre a banalidade do mal” .

Para assistir ao filme CLIQUE AQUI!
Livro – Eichmann em Jerusalém. Um relato sobre a banalidade do mal – em PDF: CLIQUE AQUI!

Hannah-Aredt-livros-gratuitos

 

Para aqueles que queiram conhecer melhor a obra e o pensamento de Hannah Arendt indicamos o post “Hannah Arendt Bibliografia em PDF”, para ver é só clicar aqui!

 

Arte, poesia e filosofia… Clique aqui e conheça nossa loja!

Socrates--Nada-sei---Pop.2
Camiseta Sócrates “Nada sei”, para ver clique aqui!
GOSTOU DESTE POST?
QUER RECEBER NOSSAS NOVIDADES E CONTEÚDO EXCLUSIVO EM SEU E-MAIL?
ASSINE NOSSA NEWSLETTER !

 

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s