HANNAH ARENDT (1906 – 1975) VIVEU AS GRANDES TRANSFORMAÇÕES DO PODER POLÍTICO DO SÉCULO XX. ESTUDOU A FORMAÇÃO DOS REGIMES AUTORITÁRIOS/TOTALITÁRIOS INSTALADOS NESSE PERÍODO E DEFENDEU OS DIREITOS INDIVIDUAIS, CONTRA AS “SOCIEDADES DE MASSAS” E OS CRIMES CONTRA A PESSOA.
Suas obras mais conhecidas são: As origens do totalitarismo (1951), A condição humana (1958) e Eichmann em Jerusalém (1963). Este último reúne os cinco artigos que escreveu sobre o julgamento de Eichmann, que cobriu para o jornal The New Yorker. Nesse livro, Eichmann, não é retratado como um demônio (como o descreviam muitos ativistas judeus) mas alguém terrível e horrivelmente normal. Um típico burocrata que se limitara a cumprir ordens, com zelo, por amor ao dever, sem considerações acerca do bem e do mal. No livro, Arendt aponta ainda a cumplicidade das lideranças judaicas com os nazistas. Esta perspectiva lhe renderia duras críticas das organizações judaicas, além da ameaça de ser excluída da universidade em que lecionava na época.
É justamente este episódio que o filme aborda, a cobertura do julgamento de Eichmann, o processo de escrita dos artigos e a recepção de seu trabalho pela opinão pública. Trata-se de uma boa oportunidade para conhecer melhor a vida e obra de Hannah Arendt, e pensando nisso, também disponibilizamos em PDF, para download, o livro “Eichmann em Jerusalém. Um relato sobre a banalidade do mal” .
Livro: Eichmann em Jerusalém. Um relato sobre a banalidade do mal – em PDF: CLIQUE AQUI!
Filme:
Para aqueles que queiram conhecer melhor a obra e o pensamento de Hannah Arendt indicamos o post “Hannah Arendt Bibliografia em PDF”, para ver é só clicar aqui!
…
Arte, poesia e filosofia… Clique aqui e conheça nossa loja!

…
GOSTOU DESTE POST?
QUER RECEBER NOSSAS NOVIDADES E CONTEÚDO EXCLUSIVO EM SEU E-MAIL?
ASSINE NOSSA NEWSLETTER !