O documentário aborda a relação entre José Saramago, prêmio Nobel de literatura em 1998, com sua esposa, a jornalista Pilar Del Rio, através do cotidiano do casal.
No documentário, que mostra o processo de escrita de “A viagem do elefante”, passando por sua publicação e o seu lançamento no Brasil, é possível observar a importância de Pilar para Saramago. Ela organiza sua agenda, trabalha como sua assessora, incentiva o marido. Mendes – diretor do documentário -, que demorou quatro anos para fazer o filme, consegue retratar a intimidade do casal, sem ser invasivo. A câmera está ali, os personagens sabem, mas agem naturalmente.
“Pensei em fazer uma história, não um documentário. A história de um homem que está a escrever um livro, que adoece e tem medo de não acabar o livro, e que depois consegue se estruturar”, contou. “Achei que o mais interessante era mostrar o que o escritor faz. Além do escrever escutando música clássica. Você tem que dar autógrafos, dar palestras, é tudo um saco. É um saco, mas é o trabalho dele.”
Trata-se de uma boa oportunidade para conhecer melhor a vida e a obra de José Saramago e seu processo criativo.
Direção: Miguel Gonçalves Mendes | Ano: 2010 | Duração: 125 min.
…
Arte, poesia e filosofia… Clique aqui e conheça nossa loja!
