O filme é uma narrativa sobre a vida de João Pedro Teixeira, um líder camponês da Paraíba, assassinado em 1962, por ordem de latifundiários da região em que morava.
A ideia inicial do filme era fazer uma reconstituição da vida de João, interpretada pelos moradores da região, no entanto, em razão do golpe militar, as filmagens foram interrompidas em 1964. O engenho da Galileia – local das gravações – foi cercado por forças policiais e parte da equipe de produção foi presa sob a alegação de “comunismo”, o restante dispersou-se.
O trabalho foi retomado 17 anos depois, recolhendo-se depoimentos das pessoas que participaram das primeiras filmagens e também da viúva de João Pedro, Elizabeth Altino Teixeira, que desde dezembro de 1964 vivera na clandestinidade, separada dos filhos. Reconstruiu-se assim a história de João Pedro, das Ligas Camponesas de Galileia e de Sapé e também a trajetória de cada uma das personagens que, por meio de lembranças e imagens do passado, evocam o drama de uma família de camponeses durante os longos anos do regime militar.
Direção: Eduardo Coutinho | Ano: 2012 | Duração: 2h
…
Arte, poesia e filosofia… Clique aqui e conheça nossa loja!

…
GOSTOU DESTE POST?
QUER RECEBER NOSSAS NOVIDADES E CONTEÚDO EXCLUSIVO EM SEU E-MAIL?
ASSINE NOSSA NEWSLETTER !