A teoria do inconsciente de Freud trazida para o cerne do mundo da propaganda e do marketing. O século do Ego (2002) é uma série de documentários produzida pela BBC , composta por 4 episódios. A proposta é apontar como as teorias de Freud foram aplicadas ao mercado e à política ao longo das últimas décadas, influenciando a maneira como empresas e governos passaram a lidar com as “massas”.
Parte 2: Engenharia do consentimento
O segundo episódio destaca a popularização e ascensão da Psicanálise nos EUA e o papel de Anna Freud como principal representante do legado deixado por Sigmund Freud. Neste momento – década de 1950 – o inconsciente era visto como uma perigosa ameaça, uma espécie de “território desconhecido” que precisava ser controlado e gerido “de cima”, nas palavras de Edward Bernays (sobrinho de Freud). Logo, líderes políticos e corporações passam a usar técnicas psicológicas para ler, criar e preencher os desejos do público, afim de tornar seus produtos (ou discursos) tão agradáveis quanto possível para seus consumidores/cidadãos, estimulando a formação de uma sociedade feita não de cidadãos e sim, de consumidores. Nas palavras de um importante banqueiro de Wall Street:
“Temos que mudar a América de uma cultura de necessidades para uma cultura de desejos. As pessoas devem ser treinadas a desejar, querer coisas novas, mesmo antes das antigas serem totalmente consumidas. […] Os desejos do Homem devem ofuscar suas necessidades”.
Para ver a Parte 1: “Máquinas da felicidade” – CLIQUE AQUI!
Episódios 3: “Há um policial dentro de nossas cabeças. Ele precisa ser destruído.” – CLIQUE AQUI!
…
Arte, poesia e filosofia… Clique aqui e conheça nossa loja!

…
GOSTOU DESTE POST?
QUER RECEBER NOSSAS NOVIDADES E CONTEÚDO EXCLUSIVO EM SEU E-MAIL?
ASSINE NOSSA NEWSLETTER !