O objetivo do documentário é colocar pessoas de olhos azuis na pele de uma pessoa negra por um dia. Na verdade, somente por 2 horas…
Olhos azuis é um documentário de 1996 sobre as experiências da professora e socióloga Jane Elliott sobre racismo e discriminação. Em 1968, a professora ganhou um Emmy com o documentário “The Eye of the Storm” que acompanhava a aplicação de um de seus exercícios sobre discriminação em uma sala da 3º série do ensino fundamental. Toda a dinâmica se baseava na cor dos olhos das crianças e era realizada durante o período de um dia. Somente um dia. A ideia era fazer com que as crianças experimentassem as discriminações diárias que crianças negras enfrentam.
Já em Olhos azuis, a ideia geral deste primeiro documentário é ampliada. Acompanhamos a aplicação de um dos workshops da professora sobre racismo para adultos, o exercício é semelhante ao aplicado às crianças, no entanto, com muito mais rigor… O objetivo é colocar pessoas de olhos azuis na pele de uma pessoa negra por um dia. Na verdade, somente por 2 horas… Para isso, ela rotula as pessoas, baseando-se apenas na cor de seus olhos, com todos os rótulos negativos e preconceituosos usados tão cotidianamente contra mulheres, negros, homossexuais, pessoas com deficiências físicas e todas aquelas que de alguma forma não participam do padrão de “normalidade” vigente…
Um ótimo documentário sobre racismo e discriminação, que evidencia questões importantes como, por exemplo, a construção social do papel do opressor e o quanto essa construção, de certa forma, é coletiva já que depende do silêncio de muitos para existir e se perpetuar…
Direção: Bertram Verhaag | Roteiro: Jane Elliott | Ano: 1996 | Duração: 1h e 33min.
…
Arte, poesia e filosofia… Clique aqui e conheça nossa loja!

…
GOSTOU DESTE POST?
QUER RECEBER NOSSAS NOVIDADES E CONTEÚDO EXCLUSIVO EM SEU E-MAIL?
ASSINE NOSSA NEWSLETTER !