Simone de Beauvoir / Documentário + PDF do livro “O segundo sexo”

Simone de Beauvoir (1908-1986) estudou filosofia na Sorbonne, professora no Liceu Janson-de-Sailly, foi colega de Merleu-Ponty e Claude Lévi-Strauss, mais tarde tornou-se docente em Paris, Marselha e Rouen. Em 1941 foi destituída do cargo pelo governo nazista. Durante a Segunda Guerra Mundial, Simone refletiu sobre os compromissos sociais e políticos dos intelectuais. Em seus textos, fez uma profunda análise de seu tempo e de sua própria vida, como em Memórias de uma moça bem comportada (1958) e A velhice (1970).Simone de Beauvoir também fez parte de um grupo de filósofos e escritores associados ao existencialismo, movimento que teria uma enorme influência na cultura europeia do século XX, com repercussões no mundo inteiro.

No ensaio Por uma moral da ambiguidade (1947), Simone rejeita as teorias éticas que buscam a consolação do homem, sejam laicas ou religiosas, depois da Segunda Guerra Mundial, diz ela, deve-se considerar a história humana um fracasso. Já não podem ser formulados imperativos éticos, considerando que estes não podem vincular toda a humanidade; portanto, a moral deve ser individualista, cabendo ao indivíduo o poder absoluto para fundamentar sua própria existência com base em sua liberdade de escolha.

Já em “O segundo Sexo” Simone de Beauvoir expõe com mais clareza alguns de seus posicionamentos  a respeito do mundo, da filosofia e, principalmente das mulheres. Tratam-se de  questionamentos importantes no que se refere à posição/papel da mulher no mundo (inclusive na filosofia…) e , sua constante condição de “segundo sexo”. Simone tenta compreender como o “homem” – que tomou para si a definição de ‘ser humano’ – relega à mulher uma posição secundária, um papel de coadjuvante na História e como a mulher ocupou, ou a fizeram ocupar, essa posição de ‘segundo sexo’ em diferentes sociedades, sem deixar de questionar o modo como ela se coloca no mundo e como , muitas vezes, contribui para essa configuração social.

Para aqueles que queiram conhecer melhor a obra e o pensamento da filósofa, seguem abaixo o documentário e, mais abaixo, o livro “O segundo sexo” para download (link em azul):

DOCUMENTÁRIO:

Livro “O segundo sexo”:

O segundo sexo Volume 1 | fatos e mitos:   Clique aqui!

O segundo sexo Volume 2 | a experiência vivida: Clique Aqui!

Arte, poesia e filosofia… Clique aqui e conheça nossa loja!

Simone-de-Bezuvoir---tornar-se---pop2
Camiseta Simone de Beauvoir “Tornar-se”, para ver clique aqui!
GOSTOU DESTE POST?
QUER RECEBER NOSSAS NOVIDADES E CONTEÚDO EXCLUSIVO EM SEU E-MAIL?
ASSINE NOSSA NEWSLETTER !

 

 

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s