A luta dos professores de Oaxaca/México, dos estudantes secundaristas do Chile e de São Paulo/Brasil em 3 documentários.
Pequeno grão de areia
O documentário retrata a luta dos professores de Oaxaca no México e como, muitas vezes, a destruição da educação é um projeto articulado a partir de diretrizes internacionais. Alunos, pais e professores fizeram passeatas contra a privatização das escolas técnicas, exigência do Banco Mundial e FMI, e o Governo respondeu fechando-as de imediato. Quando os professores e alunos ocuparam escolas, foram presos e torturados em prisões de segurança máxima. Centenas de professores estão mortos ou desaparecidos no país.
Direção: Jill Freidberg | Ano: 2005 | Duração: 61 min.
A Rebelião dos pinguins
O documentário de Carlos Pronzato é o registro da luta dos estudantes secundaristas chilenos contra o sistema educacional. Em maio de 2006, o Chile presenciou o surgimento e o amadurecimento do movimento dos estudantes secundaristas, que configuraram um processo bastante original de luta, com mais de um milhão de estudantes mobilizados em todo o território nacional. Com protestos de rua e principalmente ocupações de colégios, exigindo não só melhoras na educação, mas também mudanças estruturais no país.
Direção: Carlos Pronzato | Ano: 2007 |Duração: 40min
Acabou a paz, isso aqui vai virar o Chile!
Lançado em 2016, o documentário de Carlos Pronzato mostra a saga dos estudantes secundaristas de São Paulo por uma educação de qualidade. O levante do segundo semestre de 2015 contra o fechamento de 94 escolas, culminou na ocupação de mais de 200 que seriam afetadas pelas ações de precarização do ensino público engendradas pelo Governo de Geraldo Alckmin.
Direção: Carlos Pronzato | Ano: 2016 | Duração: 1h
…
Arte, poesia e filosofia… Clique aqui e conheça nossa loja!

…
GOSTOU DESTE POST?
QUER RECEBER NOSSAS NOVIDADES E CONTEÚDO EXCLUSIVO EM SEU E-MAIL?
ASSINE NOSSA NEWSLETTER !